PÓS-GRADUAÇÃO – Projeto “Mudanças Climáticas e Saúde Pública na Baixada Santista” é aprovado pelo CNPq

Avaliar cenários de mudanças climáticas na Baixada Santista e seus impactos e repercussões, especialmente na saúde coletiva, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas de adaptação. Este é o objetivo do projeto de pesquisa “Mudanças Climáticas e Saúde Pública na Baixada Santista” dos programas de pós-graduação stricto sensu em Direito e Saúde Coletiva da UNISANTOS, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Para o desenvolvimento do estudo, cada programa receberá uma bolsa de mestrado e uma bolsa de doutorado. Transversal a vários grupos de pesquisa, o projeto tem como responsáveis os professores doutores Fernando Cardozo Fernandes Rei (Direito) e Alfésio Luís Ferreira Braga (Saúde Coletiva).  Um dos desdobramentos será a criação da disciplina “Mudanças Climáticas: desafios e oportunidades na Baixada Santista”, comum aos programas, além da organização de uma rede de contatos com servidores das pastas da Saúde e Meio Ambiente.

 

AÇÕES – Com o desenvolvimento do projeto, que tem prazo de 60 meses,  busca-se: identificar recursos e instrumentos normativos que possam ser utilizados para desenvolver uma dinâmica institucional em rede de monitoramento e enfrentamento sobre as repercussões dessas mudanças sobre as condições de saúde; e identificar medidas e ações compatíveis com a elaboração de políticas públicas de adaptação para os municípios da Baixada Santista.

 

O projeto foi aprovado por meio da Chamada CNPq nº 35/2023 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Mestrado e Doutorado – Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) – Ciclo 2024.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!