Pontes de macarrão tem quebra de recorde na Semana de Ciência e Tecnologia

ponte-macarrao-torcida
Competição reuniu centenas de alunos
ponte-macarrao
Equipe vencedora comemorou recorde

Quebra de recorde, expectativa, cálculos precisos e muita emoção marcaram a 7ª edição da competição de pontes de macarrão, que reuniu mais de 130 alunos dos cursos de Engenharia, na terça-feira (22), durante a III Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UNISANTOS. Elaborada pelos alunos do 4º semestre de Engenharia Civil, Jonathan Vieira Silva, Roberto Gomes dos Santos, Lívia Lima Marinho, Gabriela Ramos, Sueli Moreno Ferreira e Otávio Henrique de Oliveira Magalhães, a   ponte vencedora,   treliçada  de macarrão do tipo espaguete, suportou o peso de 111 quilos e 289 gramas.

Com o apoio da torcida, a equipe vencedora comemorou a vitória, após a ponte suportar toda a carga disponível para a competição. “Caprichamos na execução dessa ponte. Depois de ter feito uma apenas como teste, o grupo corrigiu os defeitos e aprimorou a técnica”, disse Roberto Santos. Para Lívia Lima Marinho, o intenso trabalho, durante três semanas, foi recompensado pelo excelente resultado. “Sacrificamos até um feriado prolongado, mas valeu a pena”.

Em mais de 4 horas de competição, 31 pontes passaram pelo teste de suportar o maior peso possível. Para a construção da ponte, os alunos tiveram que usar cálculos e obedecer o peso máximo de 1.300 gramas, sendo que ela deveria ter 1 metro, considerando o vão livre, e ser toda formada por massa do tipo espaguete, com resina e cola do tipo massa, bloco de apoio de tubo PVC para água fria e barra de aço para aplicação de carga.

Cidadania – Além de promover conhecimento e integração entre os alunos, a competição também estimula à solidariedade. Para participar, cada grupo doa macarrão. Neste ano, foram arrecadados 82 quilos, que serão doados a entidades assistenciais.  Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Carlos Eduardo Mendes Gouveia, idealizador do projeto e responsável pelo evento, a competição põe em prática o conhecimento teórico e contribui para o trabalho em grupo.