RESÍDUOS SÓLIDOS – UNISANTOS e Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente lançam publicação

Durante o lançamento ocorreu o webinar “A importância da cooperação técnica na implementação da PNRS”

Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos ao longo deste primeiro ano de convênio, a UNISANTOS e a Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente, do Governo do Estado de São Paulo, lançaram, no dia 1 de setembro, a publicação “Instrumentos de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos”. Desenvolvida por pesquisadores da instituição, a obra é fruto protocolo e intenções para o desenvolvimento de cooperação técnica em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.

Representando o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, o engenheiro Marcos Rodrigues Penido, o coordenador Executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) e mestre em Direito Ambiental Internacional pela UNISANTOS, José Valverde Machado Filho ressaltou a parceria com a Universidade durante este tempo, e toda sua contribuição para que o Estados de São Paulo inovasse e fosse pioneiro nesse capítulo. Ele lembrou que o maior objetivo é tirar da prancheta e colocar em prática a política de resíduos. “Tudo isso só tem acontecido pela cooperação e responsabilidade compartilhada entre as partes”, disse.

Publicação é fruto de parceria entre a UNISANTOS e a Secretária Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente

Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leita comentou que os objetivos foram alcançados e que eles estimulam todos na sequência desse trabalho. Segundo ele, essa publicação faz parte de um esforço da Universidade, em ampliar esse espaço de conhecimento para que toda população possa se beneficiar dela. “Para a UNISANTOS essa é uma oportunidade, porque ela vai ao encontro com a sua missão, de desenvolver novos conhecimentos e compartilhar todos eles com a sociedade”.

PUBLICAÇÃO- Do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e da Faculdade de Direito, o professor doutor Flávio de Miranda Ribeiro apresentou detalhes da publicação. Ele explicou que todos os resumos que compõem a obra, mostram toda diversidade que existe em relação à temática dos resíduos sólidos.

Doutor em Ciências Ambientais, o docente fez questão de agradecer todos os pesquisadores que participaram desse projeto, além da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente que acreditou na Universidade. “Foi gratificante poder participar e celebrar os resultados dessa publicação que traz um ganho enorme não só para nós pesquisadores como para sociedade em geral”, destacou o professor.

Para acessar a publicação, clique AQUI.