CONEXÃO PESQUISA – Estudo sobre motivação, ansiedade e depressão entre os jovens, e a sua relação com as mídias digitais, é tema de estreia de podcast

Professor Wagner Tedesco explicou o tema de sua dissertação

“Internet, mídias sociais e tecnologias: estudo sobre motivação, ansiedade e depressão em ingressantes no ensino superior”. Este é o título da dissertação do professor Wagner José Tedesco, defendida no Programa de Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da UNISANTOS, no dia 27 de maio. Aprovada com distinção e louvor, a pesquisa originou a criação de um produto, o Programa de Atenção à Saúde Mental para Universitário (PASMU), e marca a estreia do Podcast “Conexão Pesquisa”, voltado para estudos e projetos desenvolvidos por pesquisadores da UNISANTOS.

Com uma experiência de mais de 30 anos em sala de aula, o professor Tedesco já havia percebido um aumento da ansiedade e falta de foco dos estudantes, causados pelo ambiente tóxico e a falta de empatia no ambiente digital, como revelou a pesquisa. Por vezes, o fato do aluno comparar o seu perfil com os demais nas redes sociais tem causado mal-estar, pois ele não se vê com a mesma capacidade de desempenho, muitas vezes publicada de forma exagerada ou até mentirosa por outros estudantes.

A dissertação teve a orientação da professora doutora  Daisy Inocência Margarida de Lemos. Os membros da banca foram o professor doutor  Wellington Teixeira Lisboa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e a professora doutora Luana Carramillo Going, docente e pesquisadora da UNISANTOS.

Para conhecer melhor o trabalho do professor Wagner Tedesco, acesse o podcast “Conexão Pesquisa”.  CLIQUE AQUI ou busque por ‘PODCASTS UNISANTOS’ nas plataformas Deezer e Spotify.