PIP TEA – UNISANTOS apresenta o Programa de Desenvolvimento para Inclusão Profissional de Pessoas com TEA, no Seminário ESG, Acessibilidade e Neurodiversidade

Professor Wagner Tedesco durante a apresentação do PIP TEA

Com a participação de representantes dos governos federal e estadual, a UNISANTOS apresentou durante o Seminário ESG, Acessibilidade e Neurodiversidade, no último dia 12, o Programa de Desenvolvimento para Inclusão Profissional de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PIP TEA).  A iniciativa, inédita na região, visa promover a dignidade das pessoas, o pleno exercício de direitos e a inclusão profissional. Durante o evento, a UNISANTOS recebeu o selo de Empresa Acessível, da Prefeitura Municipal de Santos.

 

À direita, o reitor Marcos Medina na entrega do selo Empresa Acessível

O Seminário, realizado no Parque Tecnológico de Santos, foi marcado pela apresentação e debate sobre as boas práticas em relação à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência. Empresas portuárias, poder público e associações para inclusão trocaram experiências e discutiram os desafios para a formação e inserção no mercado de trabalho.  O Coral TAMTAM fez uma apresentação na abertura do evento.

 

Realizado pelo IN Movimento Inclusivo, em parceria com a Autoridade Portuária de Santos, Cenep (Escola do Porto) e Manifesto Porto de Santos, o evento teve a UNISANTOS como uma das instituições incentivadoras. O reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde, professora mestre Flávia Henriques, e docentes do curso de Psicologia participaram do Seminário.

 

Seminário contou com representantes dos governos federal e estadual, associações e instituições que promovem a inclusão de pessoas com deficiência

PIP TEA – O Programa de Desenvolvimento para Inclusão Profissional de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo foi apresentado no Seminário pelo professor mestre Wagner José Tedesco, coordenador da Clínica de Psicologia da UNISANTOS, que será responsável pelo trabalho. Com uma equipe de psicólogos e pesquisadores, o PIP TEA irá apoiar as famílias, contribuir com os serviços públicos de assistência, ampliar a rede de profissionais qualificados para atendimento, orientar para adoção de práticas inclusivas no ambiente de trabalho, sensibilizar as organizações para o acolhimento e a inclusão, além de auxiliar na adaptação do meio ambiente do trabalho.

 

As ações incluem: avaliação psicológica e neuropsicológica; desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais; sensibilização para as organizações; desenvolvimento de oportunidades de trabalho junto às organizações; avaliação de compatibilidade e correlação; plano individual de adaptação profissional; e acompanhamento de engajamento profissional.

 

Para mais informações, clique AQUI.

 

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!