PIONEIRISMO – Com mais de 70 anos de história, UNISANTOS comemora conquista do reconhecimento que a tornou a primeira universidade da região

Campus Dom Idílio José Soares é referência na região

Há 37 anos, no dia 6 de fevereiro de 1986, a Universidade Católica de Santos conquistou o reconhecimento, tornando-se a primeira universidade da região, com a homologação do parecer de aprovação do processo 3924/76, pelo então ministro Marco Antônio Maciel. A data marca a história da instituição, que teve início em 28 de agosto de 1951, quando foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL).

A criação da UNISANTOS foi uma ideia de Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos -1943/1966) que liderou um grupo de 14 cidadãos ilustres de Santos que se tornaram os fundadores da instituição. Com isso, foi instalada a primeira faculdade, a de Direito, em 1953, a reconhecida “Casa Amarela”. Em seguida, foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1955, com seus primeiros cursos de Jornalismo, Letras e Pedagogia. Em 1959, a instituição incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais, originalmente criada por outra mantenedora. Na década 70 foram criadas as Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Comunicação e de Serviço Social, e nos anos 80, as de Farmácia, Enfermagem e Engenharia.

Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência da Sociedade Visconde de São Leopoldo. Na sua administração, o Liceu Santista foi incorporado em 1977 e a Universidade Católica de Santos reconhecida em 1986. Com a resignação de Dom David, em 2000, a São Leopoldo passou a ser presidida pelo atual bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido. Com a sua renúncia, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, Dom Tarcísio Scaramussa foi nomeado bispo diocesano e tornou-se, no dia 6 de maio de 2015, chanceler da UNISANTOS. No dia 27 de abril de 2018, Dom Tarcísio foi eleito em Assembleia Geral da instituição, o novo presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo.

MISSÃO – Única universidade católica e comunitária, como previsto em lei, a UNISANTOS tem como missão de formar cidadãos com base nos princípios da solidariedade, da justiça e do respeito aos direitos humanos, fortalecidos pela ética cristã e com competência profissional para atuar em uma realidade sociocultural heterogênea e sujeita a frequentes mutações.

Membro da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), a UNISANTOS entende que as atividades sociais não devem ficar restritas à atuação do Estado, destinando, assim, parte de sua receita às atividades de educação e promoção social, com bolsas de estudo, atendimento gratuito em clínicas-escola, escritórios-modelos e agências experimentais, entre outros.