PESQUISEDUCA – “Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas” é o tema central da nova Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Um dossiê temático que reúne artigos e ensaios de estudiosos e pesquisadores que analisaram e buscaram compreender os aspectos constitutivos da epistemologia da Pedagogia. Assim é apresentada a nova edição especial da revista eletrônica Pesquiseduca: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas, que tem como objetivo promover o debate sobre o campo epistemológico da Pedagogia como ciência da educação e seus desafios atuais. Do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS, a publicação, que tem o selo da Editora Universitária Leopoldianum, é organizada pelos professores doutores Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Aline Daiane Nunes Mascarenhas e Jefferson da Silva.

 

Fazem parte da nova edição da revista, os seguintes artigos: Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores, de José Carlos Libâneo, docente da Universidade Católica de Goiás; Pedagogia crítica: a radicalidade da dialética dominação-resistência, de Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, docente e vice-coordenadora da Cátedra Paulo Freire;  A (in)visibilidade do debate epistemológico sobre a Pedagogia no interior do próprio curso: um estudo em universidades públicas do estado da Bahia, de Jefferson da Silva Moreira e Umberto de Andrade Pinto, do grupo de estudos e pesquisas sobre escola pública, infâncias e formação de educadores, da Unifesp; Pedagogia Crítica: por outras bases epistêmicas na ciência da educação, de Aline Daiane Nunes Mascarenhas, da Universidade do Estado da Bahia; Pedagogia como Ciência: uma análise a partir do pensamento de Dermeval Saviani, de Rafaela Soares Celestino, da Universidade Federal de Pernambuco; A Pedagogia novamente em questão, de Gisele Barreto da Cruz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; A Pedagogia como campo epistêmico, curso e profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico, de José Leonardo Rolim de Lima Severo, da Universidade Federal da Paraíba, e Simony Freitas de Melo, pedagoga do Tribunal de Justiça de Pernambuco; Pedagogos em cena: experiência compartilhadas em múltiplos espaços, de Jonas Emanuel Pinto Magalhães e Moacyr Salles Ramos, da Universidade Federal Fluminense; Práticas pedagógicas críticas no ensino superior: educação emancipadora em curso de bacharelado de Ciências Contábeis, de Márcia Mineiro, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e Cristina D’Ávila, da Universidade Federal da Bahia; e Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a profa. Dra. Selma Garrido Pimenta, de Jefferson da Silva Moreira, da Universidade Federal de São Paulo, e Selma Garrido Pimenta, da UNISANTOS e USP.

 

Além dos artigos, a obra também apresenta a resenha Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, de bell hooks, de Mônica Ferreira Costa, da UNISANTOS; e a Carta de apresentação da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed), de Jefferson da Silva Moreira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

 

REVISTA – A Revista Eletrônica Pesquiseduca é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS, publicada desde 2009 pela Editora Universitária Leopoldianum. Organizada pelo professora doutora Irene Jeanete Lemos Gilberto, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação,  a publicação apresenta regularmente artigos inéditos com análises sobre a complexidade e as diferentes perspectivas de abordagem da pesquisa em Educação, especialmente nas temáticas de formação docente e nas análises circunstanciadas da dinâmica processual das instituições escolares.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!