Pesquisas na área da Saúde são aprovadas e recebem incentivo do CNPq

Ligados aos grupos de pesquisa em Ambiente e Saúde e Tecnologia de Educação em Saúde, do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da UNISANTOS, três projetos de pesquisa tiveram aprovação e receberão fomento do CNPq e da Secretaria de vigilância em Saúde. Os estudos estão relacionados à linha de pesquisa Avaliação de exposição e risco ambiental.

 

“Análise de risco à saúde diante da exposição a material particulado, umidade e ao calor liberados durante o processo de cocção de alimentos em cozinhas comerciais”. Este é o título do projeto de pesquisa de doutorado, aprovado pelo CNPq, edital universal 14/2014, que será desenvolvido pela professora Michele Leiko Uemura, sob a orientação do professor doutor Luiz Alberto Amador Pereira. O objetivo do estudo será avaliar o risco à saúde respiratória de trabalhadores de cozinhas de dez restaurantes comerciais de Santos.

 

“Água contaminada para consumo humano” é o nome do curso em Ensino a Distância (EAD) aprovado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, conforme o edital 5/2014. Sob a coordenação da professora doutora Lourdes Conceição Martins, o projeto prevê a realização de dois cursos, um voltado para o nível superior e outro para profissional de nível médio, com foco em doenças ocasionadas pelo meio ambiente.

 

Outro projeto aprovado é o curso semipresencial  “Capacitação Vigilância e Assistência em Saúde Ambiental para a Região da Baixada Santista”, que é coordenado pelo professor doutor Alfésio Luiz Ferreira Braga. Ele será realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Divisão de Doenças Causadas pelo Meio Ambiente, e Instituto Adolfo Lutz da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!