Pesquisadores de Nutrição e Farmácia participam de Congresso Internacional

congresso
Pesquisadores durante o congresso em Buenos Aires, na Argentina

Entre os dias 15 e 20 de outubro, a UNISANTOS esteve representada no 21º Congresso Internacional de Nutrição (IUNS), em Buenos Aires, na Argentina. Docentes, estudantes e recém-formados do curso de Nutrição e Farmácia marcaram presença no evento e apresentaram os resultados das suas mais recentes pesquisas, que incluem projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Do curso de Nutrição foram apresentados, em formato de pôster, os seguintes trabalhos:

1- “Effect of glyphosate on acid lactic bacteria”
Autor: Caroline Carneiro (egressa do curso). Orientadora: professora doutora Elizabete Lourenço da Costa.

2-“Low Protein intake or kilocalorie? Which, actually, can interfere in hand-grip strength and in body composition in patients on hemodialyses?”
Autores: Júlia Fancotti, Letícia Pereira, Natália Lopes (egressas do curso) e Tathielly Oliveira (estudante). Orientadora: professora mestre Fabiana Sanches de Mota Ribeiro.

3-“Nutritional profile and nutritional education in schoolchildren of public and private schools in Santos City/São Paulo (SP)”
Autores: Ana Carolina de Campos Silva, Beatriz Peralta Arcoverde López e Giovana Maggiulli Santana de Melo (egressas do curso). Orientadora: professora doutora Renata Doratioto Albano.

4-“Quality of Food Carried Out of Home By Adults in the Santos City-São Paulo (SP)”
Autores: Carolina de Oliveira e Tayná dos Santos (egressas do curso). Orientadora: professora doutora Renata Doratioto Albano.

5-“Risk factors for the development of CVD by using of Framingham Risk Score in elderly”
Autores: Ana Célia Falcão e Mariana Ferreira de Santana (egressas do curso). Orientadora: professora mestre Fabiana Sanches de Mota Ribeiro.

6-“Toxicity of leachate from plastic packaging in two biological models”
Autor: Thaís dos Santos Gonçalves (estudante). Orientadora: professora doutora Elizabete Lourenço da Costa.

congresso 2
Autores durante apresentação em pôster

FARMÁCIA- Representando o curso de Farmácia, o professor mestre Silvano Aparecido da Silva e a estudante Heloísa de Souza Cordeiro, também participaram do Congresso Internacional de Nutrição. Em solo argentino, eles apresentaram em formato de pôster as seguintes pesquisas:

1. “Nutrigenomic and Pharmacogenetic Protocol in the Conduct in the Treatment of Breast Cancer”
Autores: Caroline Ferreira Ribeiro, Vitor Antônio Marassi e Willian Oliveira Silva (Nutrição), e Heloisa de Souza Cordeiro (Farmácia). Orientadores: professora doutora Cláudia Renata dos Santos Barros e professor mestre Silvano Aparecido da Silva.

2. “Nutrigenetics and Epigenetics as Coadjuvants in the Thyroid Cancer Diet”
Autora: Thaís Renata Conte Lima (egressa do curso de Nutrição). Orientador: professor mestre Silvano Aparecido da Silva.

Além deste evento, o professor Silvano da Silva também esteve no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, realizado entre os dias 7 e 11 deste mês, em Florianópolis, onde apresentou os resultados da pesquisa intitulada “Desenvolvimento de Conduta Nutrigenômica e Farmacogenética para Pessoas que Vivem com HIV”, desenvolvida em parceria com a professora doutora Cláudia Renata dos Santos Barros.