Pesquisadores da área da Saúde apresentam trabalhos em congresso paranaense de saúde pública/coletiva

congresso curitiba
Parte do grupo que apresentou as pesquisas durante o evento

Estudantes e docentes do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, e dos cursos de Farmácia e Enfermagem, que integram o Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental  (Gaera), apresentaram suas pesquisas durante o 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, entre os dias 18 e 20 de julho, em Curitiba. Com o tema central “Iluminando caminhos para o futuro da saúde”, o evento reuniu mais de 1 mil pesquisadores, profissionais, docentes, estudantes, líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários de saúde.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS, a estudante do 7º semestre do curso de Farmácia, Bruna Trindade Ribeiro de Araújo participou do evento. Sob a orientação da professora doutora Lourdes Conceição Martins (Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva), ela e a doutoranda em Saúde Coletiva, Janara de Camargo Matos, apresentaram a pesquisa “Prevalência de Doenças em Crianças e Adolescentes Moradores na Cidade de Santos/SP”.

Bruna - farmácia
A estudante de Farmácia, Bruna Ribeiro de Araújo

A mestranda e doutoranda em Saúde Coletiva, respectivamente, Alessandra Dias Fraga (egressa do curso de Enfermagem) e Joice Maria Pacheco Fernandes (coordenadora do curso de Enfermagem), e a professora doutora Lourdes Conceição Martins apresentaram a pesquisa “Relação Entre Poluição do Ar e Internações de Idosos por Doenças Cardiovasculares em São Paulo Entre 2000- 2013”, que também tem a co-autoria de Hosana Maria do Nascimento.

EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE – “Poluição do Ar e Prevalência de Sintomas de Asma Autorreferidos em Moradores Adultos do Município de Santos (SP)” é o tema da pesquisa que foi apresentada pela doutoranda em Saúde Coletiva, Janara de Camargo Matos, que tem co-autoria dos professores doutores do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, Alfésio Luís Ferreira Braga, Luiz Alberto Amador Pereira e Lourdes Conceição Martins, além de Beatriz Berenchtein Bento de Oliveira.

Amanda - enfermagem
A estudante de Enfermagem, Amanda Pereira

As doutorandas Mônica Luzia de Arruda Botelho e Janara de Camargo Matos apresentaram a pesquisa “Análise Espacial dos óbitos de Crianças Até Um Ano de Vida Nascidas Com Baixo Peso em Relação A Fontes Emissoras de Poluentes”, que tem co-autoria dos professores doutores Lourdes Conceição Martins e Alfésio Luís Ferreira Braga, além do professor mestre Jhonnes Alberto Vaz.  “Síndrome de Burnout em Cuidadores dos Idosos Com Doença de Alzheimer: Um Estudo dos Fatores Associados” é o tema da pesquisa da doutoranda Joice Maria Pacheco Fernandes, da mestranda Alessandra Dias Fraga, da professora doutora Lourdes Conceição Martins e de Ana Lúcia Medeiros.

ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE – Do 3º semestre do curso de Enfermagem, a estudante-pesquisadora Amanda Rodrigues Pereira apresentou a pesquisa “Investigação de Fatores Associados à Gestação e o Papel dos Contaminantes Ambientais”, elaborada em co-autoria com a professora doutora Lourdes Conceição Martins e a professora mestre Joice Maria Pacheco Fernandes.