Pesquisador dá sequência a projeto de circuitos integrados no Rio Grande do Sul

Luiz-Carlos
Professor Luiz
Carlos Moreira

Pesquisador da área de circuitos integrados, o professor doutor Luiz Carlos Moreira, docente nos cursos da área de Engenharia da UNISANTOS, está no Rio Grande do Sul, até o próximo dia 15, onde desenvolve os layouts dos circuitos integrados para transmissores UWB na tecnologia CMOS 130nm, em parceria com professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O professor explica que o desenvolvimento dos transmissores, em chip de silício, faz parte do projeto de desenvolvimento de módulos transmissores para aplicações em radares e transmissores de dados em altas taxas. Dessa maneira, os layouts criados no Laboratório de Circuitos Integrados Analógicos e Digitais (LPCIAD), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) da UNISANTOS, estão sendo adaptados no software CADENCE, do Grupo de Pesquisa Apoio ao Projeto de Hardware (GAPH) da PUC-RS, para posterior confecção do chip.

O docente da UNISANTOS acrescenta que a parceria com os professores doutores Fernando Gehm Moraes e Ney Laert Vilar Calazans, da PUC-RS, deve render a publicação de artigos científicos e o desenvolvimento de novos circuitos.

LASCAS 2017 – Em mais uma atividade internacional, o professor Luiz Carlos Moreira participa, entre os dias 20 e 23 de fevereiro, do 8th IEEE Latin Amercian Symposium on Circuits and Systems – LASCAS 2017. O simpósio internacional acontece em Bariloche, na Argentina.