PESQUISA – UNISANTOS formaliza termo de cooperação técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo

Professor Marcos Medina, reitor da UNISANTOS, e a professora Soraya Smaili, reitora da UNIFESP, durante assinatura do convênio

A UNISANTOS firmou parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ontem (2), com o objetivo de desenvolver um projeto para estudo e monitoramento dos impactos e desdobramentos da implantação e consolidação dos campi da UNISANTOS e da UNIFESP, no bairro da Vila Mathias, diante do processo de transformação socioespacial na região central de Santos. O reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, foi recebido pela reitora da UNIFESP, professora doutora Soraya Soubhi Smaili, na Unidade Carvalho de Mendonça do campus Baixada Santista, para a assinatura e formalização do convênio.

O trabalho envolve docentes e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, por meio do Observatório Socioespacial da Baixada Santista (Observa-BS), e professores e alunos do Instituto Saúde e Sociedade e do Instituto do Mar do Núcleo de Políticas Públicas e Sociais (NPPS) da UNIFESP.

Estão previstas ações de produção de conhecimento e troca de experiências entre estudantes, docentes e profissionais na área da pesquisa e extensão universitária; promoção e apoio de eventos, tais como workshops, mesas de debate, oficinas, palestras, seminários, congressos e simpósios para à comunidade acadêmica de ambas as instituições e para a comunidade em geral; e a construção coletiva de ações e produção de material técnico que fortaleçam os sujeitos que coexistem no entorno dos campi, na direção da justiça socioespacial, buscando cumprir o papel social das universidades.

Líder do Observa-BS, professora Mônica Viana explicou  sobre o trabalho conjunto

EXPECTATIVA – O reitor da UNISANTOS destacou a importância da assinatura do convênio para formalizar a parceria que já vem sendo desenvolvida. “Mais do que dar origem, esse convênio chancela a atuação dos grupos que já têm trabalhado, já têm cooperado e já têm construído uma história. Em tempos tão desafiadores para a educação, celebrar a formalização de uma cooperação como essa é digno de comemoração”, comentou.

Para a reitora da Unifesp, esse acordo é mais um fruto do bom relacionamento que as instituições mantêm. Ela desejou que a cooperação entre as universidades seja cada vez maior e lembrou a importância de ambas para a região. “A cidade de Santos e a Baixada Santista merecem essa interação, pois são duas instituições importantes para a região. Estamos aqui para proporcionar o desenvolvimento social, tecnológico e econômico”, salientou.

ASSINATURA – Também estiveram na cerimônia de formalização do convênio a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS, a professora doutora Adriana Florentino de Souza; o diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, professor doutor Cleber Ferrão Corrêa; a coordenadora do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Cidades, professora doutora Ana Elena Salvia; a líder do grupo de pesquisa Observatório Socioespacial da Baixada Santista, professora doutora Mônica Antonia Viana,  além de docentes e estudantes das duas instituições.