Pesquisa sobre aproveitamento de água recebe apoio da Fapesp

“Aproveitamento de água por alagados construídos em sistemas industriais: parametrização da resposta de cargas oleosas elevadas e limites de anoxia e metanogênese”.  Este é o título do projeto de pesquisa do professor doutor João Eduardo Addad que foi aprovado e receberá incentivos da Fapesp. O estudo pretende contribuir para a utilização de alagados construídos, que apresentam vantagem sobre processos tradicionais de tratamento de água, conjugando baixos custos de instalação e simplicidade operacional.

Devido às incertezas que cercam os limites funcionais destes sistemas, que poderiam ser mais utilizados em efluentes domésticos, o projeto propõe parametrização, por meio de montagem e operação de sistemas-piloto de alagados construídos de fluxo vertical ascendente e do seu comportamento frente a uma progressão de cargas oleosas na água.

Com o incentivo da Fapesp, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS, espaço onde a pesquisa é desenvolvida, contará com mais um cromatógrafo gasoso com amostrador automática e um analisador de óleos e graxas por infravermelho.