PESQUISA – “Práticas inclusivas e processos pedagógicos emancipatórios” é a temática central da Revista Eletrônica Pesquiseduca

“Práticas inclusivas e processos pedagógicos emancipatórios” é o tema central da Revista Eletrônica Pesquiseduca, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS e que tem o selo da Editora Universitária Leopoldianum.  Os 10 artigos que compõem a publicação, que chega à edição de número 39, tratam de temas como: inclusão e diversidade; práticas docentes emancipatórias; cultura digital; relação entre técnica, ciência e tecnologia; e políticas educacionais, entre outros.

No editorial, a professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, editora-chefe da Pesquiseduca, anuncia os artigos inéditos e enfatiza o sentido da pedagogia como prática social “que pode oferecer uma direção de sentido às práticas que ocorrem na sociedade, evidenciando seu caráter eminentemente político”. Ao abordar a cultura digital advinda da revolução tecnológica e o seu impacto nas práticas pedagógicas, questiona: “O que/como pode a Pedagogia mediar tais influências? Como transformá-las em processos pedagógicos numa perspectiva emancipadora? Como trazer à reflexão dos educadores essa multiplicidade de influências provindas das tecnologias e mídias sociais, e trabalhar pedagogicamente a partir delas?”

A REVISTA – PESQUISEDUCA é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos. Foi criada em 2009 como publicação semestral e, a partir de 2017, passou a quadrimestralidade. Publica artigos e ensaios inéditos na área da Educação em português, inglês, espanhol, francês e italiano, e reserva-se o direito de editar o material que publica.

Para acessar a publicação, clique AQUI.