PESQUISA – Estudantes do Ensino Médio finalizam projetos de iniciação científica em diferentes áreas do conhecimento

Eles iniciaram no Programa de Educação Científica do Ensino Médio no ano passado. De escolas da região conveniadas com a UNISANTOS, os estudantes desenvolvem pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. São mais de 60 projetos de iniciação científica cadastrados junto ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) que serão finalizados até o final do mês de junho. Os resultados serão conhecidos em breve e compartilhados na Mostra de Pesquisa Científica da UNISANTOS, que ocorre no segundo semestre letivo. Conheça alguns estudos que estão em desenvolvimento.

Projeto de Victória Gonzalez tem o objetivo de desenvolver um plástico sustentável

O estudo da síntese e a degradação do bioplástico é o projeto científico desenvolvido pela estudante Victória Alberto Gonzalez, do Colégio Presidente Kennedy. Por se tratar de um material utilizado mundialmente, o projeto tem por objetivo desenvolver um plástico sustentável, a partir de fécula de batata, pectina e fibra de coco, para que os seus efeitos sejam reduzidos e não prejudique o ecossistema. Está sob orientação do professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba.

Marielly Rocha

Muitos pacientes com HIV desistem de fazer o tratamento. Para entender os motivos, a estudante Marielly Câmara Rocha, da ETEC Ruth Cardoso, desenvolve pesquisa, sob orientação da professora doutora Cláudia Renata Barros, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. “Não tem uma cura para essa doença, então, as pessoas têm que conviver com isso por toda a sua vida. Eu quero entender como é essa situação e porque essas pessoas às vezes não fazem o tratamento”, diz a estudante.

Pesquisa de Pamela Oliveira estuda efeito negativo de medicamento

Existem muitos tipos de borboleta no Vale do Quilombo, mas uma espécie em específico tem desaparecido aos poucos, que é a Borboleta Amarela (Phoebis philea phileae). Por conta desse cenário, o estudante João Vitor Santos Freire, do Liceu Santista, desenvolve pesquisa sobre o comportamento de agregação dessa espécie, entender porque há uma variação em suas aparições.  A orientação é do professor doutor Ronaldo Bastos Francini.

Os anticoncepcionais têm efeitos colaterais que prejudicam a saúde da mulher, podendo até gerar a trombose. Em busca de uma solução para este problema, a estudante Pamela de Souza Oliveira, do Colégio Universitas desenvolve um estudo que visa combater o efeito negativo da medicação. Sob orientação do professor doutor Antônio José Calixto de Souza, a finalidade do projeto é prevenir a trombose que os anticoncepcionais podem causar, utilizando hormônios com gás solúvel.