PESQUISA – Estudantes do curso de Psicologia têm trabalho premiado em jornada científica

Débora Ramos, Hilda Avoglia e Gustavo Domingues

Desenvolvida pelo estudante do 6º semestre de Psicologia da UNISANTOS, Gustavo Soares Domingues, e com a participação da estudante do 10º semestre, Débora Ferraz de Arruda Ramos, e do egresso Maurício Marques Ramos Júnior, a pesquisa “Agressividade no desenvolvimento maturacional da adolescência” foi premiada na 21ª Jornada Apoiar: “Adolescência – sofrimentos, desafios e esperança”, no último dia 24. Coordenada pela professora doutora Hilda Rosa Capelão Avoglia, a investigação faz parte das atividades do Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica e Neuropsicológica do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

O objetivo foi analisar a representação gráfica da agressividade por uma adolescente no ambiente escolar. Trata-se de um estudo de caso envolvendo uma adolescente de 17 anos, estudante do Ensino Médio em uma escola particular da Baixada Santista – SP, analisado a partir do método clínico, em uma perspectiva winnicottiana (teoria do amadurecimento). Os resultados permitiram aos autores observar que, devido a falsa maturidade assumida pela adolescente, em momentos de conflito e choque de idealizações, a agressividade se manifesta como forma de proteção ao Eu, apresentando-se de forma impulsiva, violenta e regressiva, podendo interferir em seu processo de amadurecimento.