PESQUISA – Egressas do curso de Nutrição têm trabalhos aprovados em Congresso Brasileiro de Nutrição

Fabiana Veloso
Mariana Antunes

Frutos de Trabalhos de Conclusão de Curso, dois estudos de egressas do curso de Nutrição da UNISANTOS foram aprovados pela comissão científica do XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN 2020). Com o tema central “Comensalidade e sociedade: o encontro com a cultura, a ciência e a comida”, o evento tem como objetivo promover reflexões sobre alimentação adequada e saudável como um direito para todos.

Graduada em 2019, Mariana Anastácio Antunes é autora do trabalho “Avaliação de Qualidade Nutricional e Higiênico Sanitária de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar Pública”. Recém-formada, Fabiana Veloso dos Santos apresenta o trabalho “Desenvolvimento de Empada Integral com Ingredientes Funcionais”.  As produções científicas têm a coautoria das professoras doutoras Renata Doratioto Albano e Bárbara Grassi Prado. Os Trabalhos de Conclusão de Curso foram orientados pela professora doutora Rosângela Bampa Schattan

INCENTIVO – Mariana Antunes explica que sua pesquisa avalia minuciosamente a composição nutricional das preparações da merenda escolar, analisando a aceitação do cardápio através do índice de rejeitos e as condições higiênico sanitárias da Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar. “É muito gratificante ter o meu trabalho aprovado. Fiquei muito feliz”, diz a egressa que também destaca o diferencial dos professores do curso. “Toda dedicação e conhecimento deles [professores] refletem em nosso sucesso acadêmico e profissional”.

Para Fabiana Veloso é uma honra ter o trabalho aprovado no CONBRAN. Ela considera que esse é só o começo da sua carreira. O tema do seu trabalho surgiu a partir de um trabalho interdisciplinar e foi incentivado pela própria orientadora, a professora Rosângela Schattan. Considera que um dos diferenciais da UNISANTOS é proporcionar aos estudantes a ampliação dos espaços fora da instituição, junto à comunidade científica. “A UNISANTOS é uma instituição que amplia os horizontes dos alunos e ex-alunos. Os professores dão total apoio e suporte para quem deseja participar de congressos e outros eventos”, destaca.

O CONBRAN será realizado em formato digital, de 19 a 22 de janeiro de 2021.