PESQUISA – Egressa da Faculdade de Direito apresenta produções científicas em eventos científicos internacionais

Mayara Lopes da Costa

Egressa do curso de Direito da UNISANTOS, Mayara Lopes da Costa representou a instituição em eventos internacionais. As produções científicas tiveram início no Programa de Iniciação Científica e a partir da elaboração de artigos em parceria com docentes. De forma remota, no segundo semestre do ano passado ela participou do V Simpósio Internacional de Direito Atual (V SINDA), em Portugal; e neste ano, do I JURISTECH, na Polônia, e do IV Encontro Iberoamericano de Direitos e Desenvolvimento (IV EAIDD), em Curitiba.

Convidada pela professora doutora Gabriela Soldano Garcez, a estudante apresentou durante o V SINDA, entre os dias 13 e 14 de agosto de 2020, a pesquisa “O Acesso à Educação na Agenda 2030 para Meninas e Mulheres e o Empoderamento Feminino”. Desenvolvida sob a orientação da docente, a pesquisa, fruto do Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS. teve como objetivo mostrar que cada vez que o indivíduo exigir seus direitos de uma mulher, haverá discussões e afrontas ainda maiores, causando indignações de todos os lados, até mesmo por parte de algumas mulheres, que foram criadas para não acreditar em si mesmas e para reproduzir machismos estereotipados na sociedade.

2021 – Neste ano, no JURISTECH, realizado nos dias 10 e 11 de junho em Cracóvia, na Polônia, Mayara da Costa apresentou a pesquisa “A (in)eficácia da aplicação do prazo decadencial pelo sistema penal brasileiro nos crimes de violência doméstica”, em que trata um pouco mais sobre a inferioridade das mulheres dentro do contexto da construção do sistema penal brasileiro.

Em parceria com o  professor mestre Mateus Catalani Pirani, ela apresentou no IV EAIDD, nos dias 25 e 26 de março, em Curitiba, o artigo “A disseminação de fake news durante o cenário pandêmico no Brasil: uma atuação potencialmente criminosa do governo federal frente à covid-19″, em que a dupla investigou sobre os impactos das notícias falsas compartilhadas pelo governo na população nacional.

RECONHECIMENTO – As produções foram transformadas em capítulos de livros e o artigo apresentado no V SINDA foi depositado na biblioteca da Universidade de Alcalá de Henares de Madri, na Espanha.

Formada na turma de 2020, a advogada também fez questão de ressaltar que a UNISANTOS foi uma das principais fontes de crescimento pessoal na sua vida. “Na Faculdade de Direito eu encontrei áreas que jamais sonhei ou pensei em atuar, que foram fontes de um grandioso crescimento pessoal”, ressalta.