Pesquisa é apresentada no Congresso Brasileiro de Engenharia Química

20160927_094018
Professor Ricardo OI apresentou a pesquisa

Com o título “Avaliação e aplicação da biomassa da casca de laranja na biossorção de um corante: uma alternativa sustentável”, o trabalho do professor doutor Ricardo Kenji Oi e do professor mestre Marco Antônio Cismeiro Bumba foi apresentado no XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), que ocorreu entre os dias 25 e 29 de setembro, em Fortaleza (Ceará).

O trabalho foi elaborado com base nos resultados obtidos no Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido em 2015 pelos alunos Edgar Ramos Bernardino e Alessandra Medeiros Peixoto, do curso de Engenharia Ambiental. A pesquisa tinha o objetivo de avaliar a aplicação da biomassa da casca de laranja na remoção de contaminantes de efluentes industriais por meio da técnica de biossorção.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Produção, o professor doutor Ricardo Kenji Oi, além de discussões sobre os avanços no ensino da Engenharia, a participação no COBEQ possibilitou a troca de experiências para o desenvolvimento de novas pesquisas, por meio do contato com pesquisadores da área. A apresentação do trabalho teve apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

COBEQ – É considerado o evento de maior relevância na área de Engenharia Química no Brasil. O Congresso promove a integração entre profissionais do meio acadêmico e industrial, possibilitando a discussão temática de assuntos atuais relacionais à aplicação prática, pesquisa e ensino da Engenharia Química no Brasil e no mundo.