PESQUISA – Docente de Música apresenta trabalhos em congresso nacional de pesquisa e pós-graduação em Música

Pesquisadora Cibele Palopoli

Do curso de Licenciatura em Música da UNISANTOS, a professora doutora Cibele Odete Palopoli irá apresentar três trabalhos durante o XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), que será realizado, entre os dias 26 e 30 de agosto, na Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Bolsista de Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS, o estudante do curso de Música, Daniel Gutierrez Prado também estará presente com a sua pesquisa que foi orientada pela docente.

Os seguintes trabalhos serão apresentados: “Identificação de padrões rítmicos sincopados em melodias de Choros”,  do estudante Daniel Gutierrez, sob a orientação da docente;  “Dissonância métrica nos contrapontos de Pixinguinha com Benedito Lacerda”, desenvolvida pela pesquisadora em parceria com o docente do Instituto Federal do Paraná, o professor mestre Leandro Gumbosk, junto ao Grupo de Pesquisa Teoria e Análise Musical da USP; e a comunicação “A assimilação de procedimentos interpretativos na prática composicional: antecipações rítmico-cadenciais na obra de Zé Barbeiro”, que é fruto de parte dos resultados obtidos na tese de doutorado da professora Cibele Palopoli.

Neste ano, a docente também atuou como parecerista da subárea de Teoria e Análise. Nas edições 2010, 2011, 2013 e 2017, ela teve trabalhos aprovados neste evento.

ANPPOM- Realizado anualmente o evento tem como objetivo promover a discussão sobre a pesquisa e a pós-graduação na área, além de divulgar a promoção científica e artística no campo da música.