Pesquisa de Iniciação Científica do Ensino Médio é finalista em Mostra Paulista

O Trabalho de Iniciação Científica “Desenvolvimento e Avaliação da Permeabilidade Cutânea de Formulações Cosméticas Anti-estrias”, das alunas do Liceu Santista, Carolina Vieira Moraes e Larissa Thiemi Dias Nakagawa, está entre os finalistas da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia, que será realizada, em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Desenvolvido no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) da UniSantos, tem a orientação do professor doutor Túlio Nakazato da Cunha.
A pesquisa integra o Programa de Iniciação Científica para Ensino Médio, que teve início em agosto deste ano, oferecendo bolsa para 23 alunos do segundo ou terceiro ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo e do Liceu Santista. Ela tem o objetivo de testar a eficácia de três bases cosméticas na permeação na pele, uma vez que as estrias são cicatrizes que ocorrem abaixo da pele.
“Tendo em vista que a UniSantos está iniciando esse projeto com o Ensino Médio, estar entre os finalistas, sendo inclusive o único selecionado da Baixada Santista,  foi uma grande surpresa”, explica o professor. Ele acrescenta que essa classificação é também uma coroação do trabalho.
Assim como o professor, as alunas do Liceu Santista também estão surpresas com a classificação. “Nos inscrevemos com a ideia de participar, sem muitas expectativas”, comenta Carolina. Para Larissa esse resultado representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido e a importância da pesquisa.
MOP – A mostra Paulista de Ciências e Engenharia, que acontece na Catavento Cultural e Educacional, localizada no Palácio das Indústrias (entre Avenida do Estado e Avenida Mercúrio), têm o objetivo de incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes, além de divulgar projetos investigativos conduzidos por estudantes da Educação Básica e Técnica do Estado de São Paulo. O evento é promovido Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.