PESQUISA – 68 estudantes bolsistas retomam suas pesquisas no Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio

Parte do grupo de estudantes que integram o Programa de Iniciação Científica

Neste início de semestre, a UNISANTOS está recebendo 68 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, da Região Metropolitana da Baixada Santista, que estão dando continuidade as suas pesquisas no Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio da UNISANTOS. Há projetos nas áreas da Educação, Direito, Engenharias, Matemática, Economia, Arquitetura, Computação, Química, Geofísica, Música, História, Comunicação, Letras, Tradução, Psicologia e Relações Internacionais.

Acompanhados por professores-orientadores, os estudantes utilizam toda a infraestrutura de laboratórios do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) e da Universidade para desenvolver seus projetos e inserir-se no espaço da pesquisa acadêmica. Confira algumas pesquisas e seus respectivos autores:

– “As concepções pedagógicas do professor do Ensino Médio”, de Ana Beatriz de Carvalho Oliveira (Liceu Santista), sob orientação do professor mestre Elimar Rodrigues Alexandre (Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas);

– “Revitalização da Farmácia Verde da UNISANTOS”, de Geovanna Norato Caraviello (ETEC Ruth Cardoso), sob orientação da professora mestre Carla Lanza Belmonte Henriques (Farmácia);

– “Aves Aquáticas na Cidade de Santos”, de Raquel Andrade Mota (E.E. Professora Alzira Martins Lichti), sob orientação da professora mestre Rossana Helena Pitta Virga (Ciências Biológicas);

– “Estudos de antena UWB”, de Matheus Fernandez Pátaro (Colégio Passionista Santa Maria) e “Estudo do casamento de impedância para antena UWB”, de Pedro Henrique de Souza Nascimento, ambos sob orientação professor doutor Luiz Carlos Moreira (Engenharias, Ciência da Computação e Sistemas de Informação);

– “Cálculo do Índice de preços dos produtos de higiene e beleza em Santos”, de Alanis de Fátima Giovani (Liceu Santista) e “Cálculo do Índice de preços dos produtos de higiene e beleza em São Vicente”, de Ana Beatriz de Almeida Brito (Colégio Passionista São Gabriel), ambas sob orientação do professor mestre Júlio César Santos de Oliveira (Ciência da Computação, Matemática e  Sistemas de Informação)

– “Fake News e leitura crítica: como essas duas vertentes são trabalhadas, atualmente, pelos docentes da Educação Básica e Superior”, de Nycole Mota Carballo Rodriguez (Colégio Universitas), sob orientação professora mestre Isys Helfenstein Remião (Relações Públicas);

– “O uso de Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação no Ensino Médio”, de Rafaela Quiquinato de Lima (ETEC Drª. Ruth Cardoso), sob orientação professora mestre Isys Helfenstein Remião (Relações Públicas);

– “Síntese de uma proposta sintética do híbrido do pró-fármaco do etinilestradiol e o doador do Óxido Nítrico”, de Tatiane Cristina de Carvalho Reis (Colégio Liceu Santista), sob orientação professor doutor Antônio José Calixto de Souza (Farmácia e Química).

OPORTUNIDADE – Quer participar do Programa de Educação Científica para o Ensino Médio e Técnico da UNISANTOS? Os editais para o Expresso Científico, Expedição Científica e para o Modelo das Nações Unidas (MONU) estão disponíveis AQUI . Os estudantes de escolas conveniadas podem baixar a ficha de inscrição e seguir as orientações dos editais.