PEDAGOGIA – Estudantes realizam atividades com crianças da Casa Vó Benedita durante a Semana Mundial do Brincar

Atividades envolveram equilíbrio
Brincadeiras exigiram atenção

Brincar, interagir e se divertir é o direito de toda criança e deve ser respeitado durante a infância e formação do ser humano. Pensando nessas questões, os estudantes do 1º e 7º semestre do curso de Pedagogia receberam, nos dias 23 e 27 de maio, 34 crianças de 3 a 11 anos da ONG Casa Vó Benedita, para uma série de atividades lúdicas e pedagógicas, que fizeram parte da Semana Mundial do Brincar na UNISANTOS. As atividades também contaram com a participação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas.

Crianças desenharam e pintaram

Responsáveis pela elaboração das atividades, os futuros pedagogos receberam orientação dos docentes do curso, e colocaram ao longo dos dois dias de recreação  as crianças da ONG para  participar de um divertido caça ao tesouro, oficinas de contação de histórias indígenas, atividades de linguagem corporal e ritmo, desenvolvimento de desenhos, sessão de cinema, circuitos de bambolês e até uma tradicional amarelinha. Com uma infraestrutura diferenciada, a Brinquedoteca “Profa. Júlia Sérgio” foi palco das atividades, além de outros espaços no Campus Dom Idílio José Soares.

Turma de Ciências Biológicas organizou atividades

Coordenadora do curso de Pedagogia, a professora mestre Priscylla Krone Martins Coratti, que também coordenou atividades com as turmas de Ciências Biológicas,  comentou que a ação teve como objetivo promover atividades lúdicas e de brincadeiras para crianças, além de preparar os estudantes para questões dessa área. “Essa atividade foi uma forma de colocar os estudantes do 7º semestre em contato com a organização de projetos e possibilitar aos do 1º semestre esse primeiro encontro com as atividades nesse meio”, explicou a docente que, ao lado das professoras mestres Roseane Marques da Graça Lopes e Marly Saba Moreira, foi a responsável por acompanhar os discentes nas visitas. O professor Carlos Alberto Sassaki participou com os estudantes de Ciências Biológicas.

Crianças ocuparam diferentes espaços

EXPERIÊNCIA- Do 7º semestre de Pedagogia, a estudante Chiara Ferreira Otranto Chagas destacou que essa experiência é muito importante para formação dos alunos, porque na maioria das vezes ela acaba sendo o primeiro contato com as crianças de uma escola. “A Semana do Brincar foi a minha primeira experiencia com crianças. Agora, nessa edição que é a minha segunda, tenho a oportunidade de colocar em pratica o que foi passado, além de saber o que podemos fazer”, ressaltou.

Estudantes de Ciências Biológicas fizeram oficina de criação do relógio do sol

Na sua primeira atividade prática, a aluna do 1º semestre de Pedagogia, Cristiane Correa de Abreu Franco, disse que essas ocasiões proporcionadas pela Universidade, fazem com que os estudantes entendam o seu papel dentro da área. “Aqui a turma ganha vivência com as crianças e faz com que o grupo enxergue a realidade da pedagogia”, disse.

Estudantes e crianças atendidas

Egressa do curso de Pedagogia, Letras e da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia da UNISANTOS, a monitora da Casa Vó Benedita, Edinalva Santos da Silva, ressaltou que essa ação do curso com a comunidade é fundamental. Segunda ela, além de colaborar com a formação dos estudantes, a atividade faz com que as crianças da ONG fiquem extremamente felizes. “Nesses dois dias as crianças conheceram novas pessoas, histórias e criaram um laço com os alunos. O mais legal foi que elas começaram a Semana do Brincar na UNISANTOS e também terminaram aqui”.

SEMANA DO BRINCAR- Realizada em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, celebrado, no dia 28 de maio, o evento tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento das crianças.