EXTENSÃO – Estudantes das escolas municipais participam da Semana Mundial do Brincar na UNISANTOS

Atividades lúdicas foram realizadas…
…em diferentes espaços

Mais de 80 crianças do Núcleo Jabaquara da Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar – APASEM – participaram, no dia 23, das primeiras atividades voltadas para a Semana Mundial do Brincar. Coordenadas por estudantes e docentes do curso de Pedagogia e Ciências Biológicas, as ações envolveram brincadeiras como amarelinha, pula corda, futebol e oficinas de texturas das folhas e vela.

Estudante do 3º semestre de Pedagogia, Carolina Scarpitta elogiou a participação das crianças e disse que a experiência é gratificante e proporciona o aprendizado. “Você vê o capricho, a dedicação e o empenho delas. É muito gratificante conseguir aplicar algumas atividades e ver a vontade delas de fazer”, disse a futura pedagoga durante a oficina em que os estudantes pintavam o papel sobre diferentes folhas para conhecer a textura.

Oficina de velas conscientiza sobre o desperdício
Oficina de textura das folhas

OPORTUNIDADE – No 1º semestre, Jéssica Araújo já teve a oportunidade de participar de uma atividade prática do curso. Ela contou que as crianças estavam cheias de energia e que essa experiência é muito importante. “Estou amando estar com elas aqui hoje, está sendo uma experiência incrível”, conclui.

Diretora pedagógica do Núcleo Jabaquara da APASEM, Viviane Simone ressaltou a importância de visitar a Universidade com os estudantes e proporcionar um momento lúdico. “Esse momento é muito legal. Eles têm dificuldades, às vezes, no território em que vivem, de ter espaços com momentos de brincadeiras”.

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância das atividades lúdicas, do desenvolvimento da imaginação e criatividade provenientes da ação de brincar, elemento essencial que deve estar presente e ser respeitado na infância de nossas crianças.

No dia 28 (domingo), Dia Mundial do Brincar, a UNISANTOS também realizará atividades, das 10 às 13 horas, na Orla, na Ponta da Praia, em Santos.