PCG  – Estudantes do curso de História iniciam projeto de pesquisa no Museu do Café, em Santos

Estudantes e o coordenador do curso durante a visita monitorada

Um dos principais pontos turísticos de Santos e que tem o objetivo de preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo, o Museu do Café é o objeto da Pesquisa Curricularizada da Graduação (PCG) dos estudantes do 1º semestre do curso de História. Como parte da investigação de campo, no dia 23 de março, eles participaram de uma visita monitorada ao espaço que está localizado na Bolsa Oficial do Café.

Coordenador do curso de História, o professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco acompanhou os estudantes e lembrou que a atividade também faz parte do “Programa de Acolhimento 2024” para os ingressantes. A iniciativa, segundo o professor, visa “não apenas instrumentalizar e empoderar para a pesquisa”, inserida na linha Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, mas recepcionar, ambientar e integrar os alunos na proposta de formação do curso.

PREPARAÇÃO – Como parte da preparação, os estudantes contaram com uma palestra, no dia 21, da professora mestre Angela Maria Gonçalves Frigerio, que abordou aspectos do “Programa Novo Centro Velho”, que busca novas formas de “olhar” o Centro de Santos. Ela destacou a implantação do Parque Valongo, que contempla intervenções nos armazéns 1, 2, 3 e 4 para estabelecimento de restaurantes, bares, centros de lazer, cultura, turismo e entretenimento.

Primeiro à esquerda, o americano Michael Matos

INTERNACIONAL – Interessado pelas aulas do curso de História, o intercambista americano Michael Matos também participou da visita monitorada. Ele acaba de chegar à UNISANTOS para ministrar aulas de inglês, por conta do Programa English Teaching Assistant (ETA) Fulbright da UNISANTOS, em parceria com a Capes/MEC.

PCG – “Museu do Café – lugar de memória e história” é o título do Projeto de Pesquisa dos estudantes do curso de História. O Museu foi escolhido como objeto de pesquisa por conta da sua amplitude histórica e busca instrumentalizar os estudantes por meio da coleta de dados, observação direta, levantamento bibliográfico e análises de conjunto iconográfico, com destaque para as telas de Benedicto Calixto.

O Projeto de Pesquisa está vinculado ao componente curricular “Introdução aos Estudos Históricos”, ministrado pela professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente.