PARCERIA – UNISANTOS qualifica 40 docentes indígenas de aldeias da Região Metropolitana da Baixada Santista

Indígenas participam de encontro de integração com docentes
Grupo de estudantes comemora o ingresso no curso

De diferentes etnias, 40 indígenas da Região Metropolitana da Baixada Santista iniciaram o ano letivo na Universidade Católica de Santos. Eles são docentes em diferentes aldeias e buscam a qualificação graças ao convênio inédito que envolve a UNISANTOS, diretorias de ensino da região, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Diocese de Santos. Com bolsas integrais, cursam Pedagogia, Letras, Filosofia, Matemática, Ciências Biológicas, História e Música.

Márcia Dias

Da aldeia Itaoca de Mongaguá, formada por famílias de índios guaranis e tupi-guaranis, Márcia Dias Tata está no curso de Pedagogia. Ela considera o convênio extremamente importante, pois todo conhecimento adquirido irá beneficiar diretamente os estudantes indígenas nas aldeias. “Como agora estamos em sala de aula, todo o aprendizado na Universidade irá ajudar muito para ensinar as crianças”, diz.

Cleirray Fernando

Do curso de História, o índio guarani Cleirray Wena Tulcuho Fernando, fez questão de agradecer a UNISANTOS pela oportunidade dada aos professores indígenas da região. Segundo o morador da Aldeia Aguapéu, de Mongaguá, essa formação era um desejo antigo de todos os contemplados com a bolsa. “Nós estamos buscando essa formação há muito tempo. Graças à UNISANTOS, que nos recebeu de braços abertos, o povo indígena poderá ampliar o seu conhecimento nas áreas da Educação”, reconhece.

Sérgio Martins

Para Sérgio Martins, do curso de Filosofia, esse convênio ajudará os professores indígenas a sistematizarem de forma melhor todo o conteúdo abordado nas aldeias. “Com essa formação nós vamos melhorar o ensino na aldeia indígena.  Junto com o conhecimento da nossa cultura, poderemos ampliar o nosso trabalho com as crianças”, concluiu o índio guarani que também é da Aldeia Aguapéu, de Mongaguá.