COOPERAÇÃO – UNISANTOS e Polícia Civil do Estado de São Paulo formalizam parceria para que estudantes dos cursos de Direito e Psicologia atuem na Delegacia do Idoso

Reitor, professor Marcos Medina e o delegado Carlos Schneider assinaram o termo de cooperação

A UNISANTOS e a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia Seccional de Polícia de Santos, estabeleceram, ontem (7), um novo termo de cooperação, inédito, para que estudantes dos cursos de Direito e Psicologia desenvolvam estágios supervisionados e projetos extensionistas na Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Santos (DPPI/Santos). O objetivo é a ampliação da rede de serviços promovidos pela DPPI, em benefício dos idosos da cidade de Santos, proporcionando aprendizado qualificado e vivência prática aos discentes.

Carlos Schneider

Para o delegado seccional de Polícia de Santos, Carlos Topfer Schneider, a parceria com a UNISANTOS representa um ganho para a sociedade, uma vez que é a população que será beneficiada, assim como já acontece no Núcleo Especial Criminal (Necrim), fruto de outro termo de cooperação, assinado em 2015, com a Delegacia Seccional de Polícia de Santos. “É muito importante que as duas instituições se aproximem e isso represente uma melhor prestação de serviço para a sociedade, neste caso, especificamente para os idosos. A presença dos alunos de Direito e Psicologia traz essa melhor prestação de serviço que a Polícia vai oferecer”, destacou.

Juliana Gianini

Delegada da Delegacia de Polícia de Atendimento ao Turista – Porto de Santos (DEATUR), a professora doutora Juliana Buck Gianini, que é a docente da UNISANTOS responsável pela supervisão dos estudantes que atuam no Necrim e que atuarão na DPPI, destaca que o projeto viabiliza a proximidade dos estudantes com peças de polícia judiciária e o conhecimento do universo de uma delegacia especializada no atendimento a grupo de vulneráveis. Ela também salienta a vivência da prática, uma vez que os estagiários estarão “participando das ocorrências, realizando peças e participando efetivamente da investigação relacionada a esse grupo de pessoas. Isso é muito enriquecedor para o aluno da graduação, pois possibilita uma experiência na área criminal, explicou.

Leyner Anache

Além do benefício para os estudantes, a professora ressalta o ganho para a sociedade. “Além do estágio, há um trabalho de extensão, com realização de boletins de ocorrência, pré-atendimento, anamnese, com relação à atuação dos estudantes de Psicologia, para fazer um atendimento e verificar quais são as necessidades daquela pessoa vítima de crime, fora a questão criminal. Isso vai viabilizar uma resposta do Estado de forma multidisciplinar”, concluiu.

Ato de assinatura foi realizado no Palácio da Polícia, no Centro de Santos

Titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, a delegada Leyner Anache Gomes dos Santos também valorizou o termo de cooperação salientando que as partes e a população ganham. “É um avanço tanto na área do ensino quanto na área da atuação da polícia judiciária. Haverá uma aproximação do corpo discente com os nossos trabalhos, o conhecimento da nossa dinâmica, e isso enriquece bastante, pois há a observação não só da carreira policial, mas de outras vertentes, como de um advogado, um promotor ou um juiz”.

Também participaram do ato de assinatura do termo, a diretora da Faculdade de Direito, a professora doutora Renata Soares Bonavides; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, a professora mestre Flávia Henriques; a coordenadora do curso de Psicologia, a professora mestre Iara Cândida Chalela Genovese; e a delegada Rita de Cassia Garcia Mendez.