Palestra sobre pirata inglês dá sequência às atividades na Fortaleza da Barra

Dando sequência ao plano de atividades acadêmicas na Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, iniciado no último dia 5 de maio, o Centro de Ciências da Educação, por meio do curso de Letras, promove amanhã (12), às 9 horas, a palestra Thomas Cavendish – pirata inglês, no litoral paulista.

Ministrada pelo professor doutor Paulo Edson Alves Filho, a palestra será baseada no manuscrito elaborado pelo pirata Thomas Cavendish para o seu testamenteiro Tristam Gorges, durante o período de invasão das Vilas de Santos e São Vicente, em 1591. O encontro abordará os detalhes da expedição, assim como as peculiaridades ling&uuml,ísticas do manuscrito inglês.

Além de integrar o plano de atividades acadêmicas previstas para ocorrer ao longo do ano na Fortaleza da Barra, a atividade integra a programação do último dia da IV Jornada da Educação, que teve início ontem (10).

Fortaleza
Construída em 1584 para defender a cidade de Santos e região, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, o mais importante conjunto arquitet&ocirc,nico-militar do século XVI, foi restaurada graças ao trabalho da UNISANTOS. Em busca da união de forças para sua recuperação, a Universidade promoveu, em 1993, a assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto do Patrim&ocirc,nio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Prefeitura Municipal do Guarujá.

Hoje, completamente recuperada, a Fortaleza de Santo Amaro é palco de manifestações artístico-culturais, objeto de estudo para diversas áreas do conhecimento e local para o desenvolvimento de trabalhos comunitários da UNISANTOS.  A instituição é responsável pelas visitas monitoradas e administra os espaços na realização de atividades com a própria comunidade da Praia de Santa Cruz dos Navegantes, bairro vizinho ao monumento.