Nutrição Aplicada ao Marketing incentiva alunos para criação de novos produtos

Visando estimular a criatividade e a aplicação de conceitos nutricionais, os alunos do 6&ordm, semestre do curso de Nutrição apresentaram, no dia 23 de novembro, os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Nutrição Aplicada ao Marketing, ministrada pela professora e coordenadora do curso de Gastronomia, Rosangela Bampa Schattan.

Resultado de um semestre de estudo dos conceitos de marketing e referências na criação de produtos inovadores, os alunos elaboraram pratos saudáveis, colocando em prática não só o aprendizado nutricional, mas os princípios de promoção, mercado, comportamento dos consumidores e resoluções dos órgãos reguladores.

Entre as novidades, o salgadinho de legumes com sabores de abobrinha, cenoura e mandioquinha, elaborado pelas alunas Andressa Cardoso, Nathalia Fonseca, Paula de Lima e Priscila Silvia, tem o objetivo de estimular hábitos saudáveis nas crianças. Para elas, as técnicas de marketing ajudam a pensar no produto para o mercado. “Essa disciplina agregou muito na minha profissão. É um contato inicial com o marketing muito interessante”, disse Paula.

Com a bolacha recheada sem glúten e sem lactose, as alunas Gabriela de França Carvalho Ribeiro, Juliana Silva Galindo e Lívia Angélica Rocha Leite buscaram alternativas para o preparo, com farinha de arroz, farinha de mandioca, farinha de soja, farinha de milho, fécula de batata, creme de soja e alfarroba, que substitui o chocolate.

Opção para os vegetarianos, as alunas Gyslaine Pequeno Araújo, Jéssika da Silva Rocha e Maria Fernanda Ramos produziram o hambúrguer de soja com legumes. Jéssika, que atua no Programa de Iniciação Científica da Católica, destaca a importância da disciplina. “O primordial foi aprender sobre legislação e como se divide o mercado. Vimos que criar um produto não é tão simples, há uma legislação bem rígida e muito estudo por trás do produto”.

Para a professora responsável, os trabalhos dos alunos cumprem o objetivo de entender o mercado e apresentar soluções saudáveis, juntando todo o conteúdo científico pesquisado durante o curso. “Essa disciplina faz com que o aluno se diferencie, pois aumenta a probabilidade de contratação quando o profissional conhece o mercado e os consumidores”, diz.

Outros pratos elaborados

Iourgute de panetone – Elaborado pelas alunas Alicia Matias Walfall, Amanda Cristina Lourenço, Camila Vicente Ribeiro e Vanessa de Souza Varela, possui probióticos que regulam o intestino.

Petit gateau com biomassa de banana verde – Elaborado pelas alunas Andressa Natário, Carlos Ari Pedroso de Camargo, Márcia da Silva Soares do Espírito Santos, Marina Garcia e Priscila Oliveira, reduz em 50% a quantidade de farinha de trigo.

Alm&ocirc,ndega de carne, fígado de frango e farinha de aveia – Elaborada pelas alunas Clarissa Carlos Rodrigues dos Santos, Maria Fernanda Fernandes Araújo, Mylena Capello Negrine e Sibila Caldeira, é rico em ferro e vitamina A.

Patê à base de iourgute e ricota – Elaborado pelas alunas Daniela Francisco Prieto, Flávia Veloso Nogueira e Letícia Ferreira da Silva, possui alto valor protéico e baixo teor de gordura.