Número de atendimentos para Declaração do IR cresce 40% em relação a 2017

ir-2018
Equipe de trabalho formada por docentes e estudantes

Mais de 200 pessoas foram atendidas gratuitamente para o preenchimento em envio da Declaração de Imposto de Renda 2018. Pelo 11º ano consecutivo, a UNISANTOS realizou o trabalho, desta vez para os que obtiveram renda familiar anual de até R$40 mil, e/ou patrimônio no limite de R$300 mil. Sob a supervisão de professores, as atividades de extensão, no mês de abril,  mobilizou mais de 30 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito.

Durante nove dias de atendimento, os professores mestres, Antônio Alvares Monteiro, coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF/UNISANTOS), e João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves, coordenador do Laboratório de soluções Organizações (LABSON), supervisionaram o trabalho. Eles contaram com o apoio do coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, e da equipe responsável, formada pelos estudantes Larissa Dias de Almeida e Lucas Amador Marasca, do curso de Ciências Econômicas, e Roberta Fernanda Barbosa da Silva, do curso de Ciências Contábeis.

Com uma alta superior a 40% em relação ao número de atendimento no ano passado, procuraram os serviços da UNISANTOS moradores de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Cubatão, Guarujá, Bertioga e até São Paulo.

APRENDIZADO – Participando pelo segundo ano consecutivo do atendimento, o estudante do 3º semestre do curso de Ciências Contábeis, Fernando Santos da Silva, comenta que além de acrescentar uma bagagem ao currículo, o projeto possibilita que eles fiquem familiarizados com os processos que irão utilizar no futuro como contadores. “Aqui colocamos toda base teórica em prática e ficamos cada vez mais familiarizados com os processos da receita que iremos utilizar”, finalizou.

Segundo Lucas Amador Marasca, do 5º semestre de Ciências Econômicas, a oportunidade de participar do projeto ao longo do curso faz com que os alunos da UNISANTOS entrem no mercado ainda mais preparados. Ele ainda ressaltou sobre a importância do contato com a população durante a atividade. “Ter esse contato desde cedo com os contribuintes faz com que nós estejamos cada vez mais preparados para lidar com o cliente”, conclui.