NO AR – Programa Urbanidades retrata exemplo de “boa ação” e fala sobre satisfação de fazer o bem

Edinalva e Maria Pereira são entrevistadas pelo professor César Bargo e pela estudante Laila Aguiar

Exemplos de benevolência e empatia, Maria Pereira, de 80 anos, e sua filha Edinalva Pereira, de 59 anos, foram as convidadas da sexta edição da 8ª temporada do Programa Urbanidades. Neste episódio, que vai ao ar neste sábado (5), às 21 horas, pela TV UNISANTOS, mãe e filha falam sobre a iniciativa de ajudar o próximo. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, elas mobilizaram familiares e amigos para arrecadar material e produzir mais de 800 máscaras que foram doadas ao Hospital Irmã Dulce, de Praia Grande.

Para comentar os aspectos psicológicos do “fazer o bem”, a psicóloga Grasiela Eismann  também participou do programa. Ela explicou que, além das necessidades básicas, os seres humanos buscam a sensação de satisfação, que pode ser conquistada ajudando o próximo. Já no terceiro bloco, o professor doutor Alfésio Luís Ferreira Braga, médico e docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da UNISANTOS, comentou a importância da utilização das máscaras e outros aspectos da pandemia.

Devido as medidas de distanciamento social, o programa, originalmente gravado no Estúdio de TV da UNISANTOS, localizado no Campus Dom Idílio José Soares, está adaptado ao formato digital, sendo realizado por meio da plataforma “Zoom”. A produção deste episódio contou com a participação da estudante Laila Aguiar, que co-apresenta, juntamente com Thauana Vasconcelos e Bruno Kato, estudantes do 6° semestre do curso de Jornalismo da UNISANTOS. A apresentação é do professor doutor Cesar Bargo Perez, docente da disciplina de Telejornalismo, também ministrada pelo professor mestre Marcos de Almeida Rubia.

O Urbanidades é transmitido pela TV UNISANTOS, retransmissora da TV Brasil para a Baixada Santista (Net 12 e UHF 40), aos sábados, às 21 horas, com reprise aos domingos, às 12 horas, e nas madrugadas de segunda-feira, à 1 hora. No rádio, o programa é transmitido pela rádio Boa Nova FM (96,3 MHz), aos sábados, às 8 horas. Os episódios também estão disponíveis no site www.programaurbanidades.com.br.