Núcleo Telessaúde UNISANTOS programa ações para a região metropolitana

Coordenador do Núcleo São Paulo/Telessaúde Brasil, da Faculdade de Medicina da USP, o professor doutor Chao Lung Wen esteve na UNISANTOS, no último dia 18, para conhecer os serviços que a instituição poderá desenvolver no âmbito regional, a partir da criação do Núcleo Telessaúde UNISANTOS. Primeira instituição não-pública a formalizar esse tipo de convênio, no dia 9 de dezembro do ano passado, ela fortalecerá a implantação desse programa na Região Metropolitana Baixada Santista.

Segundo o professor Chao Wen, a UNISANTOS tem muito a contribuir com as ações educativas, pois conta com uma emissora de televisão (TV UNISANTOS) e experiência para um trabalho educativo nas escolas. Ele ressalta ainda que a instituição tem a possibilidade de desenvolver produtos e serviços de qualidade, pois conta com a infraestrutura necessária.

O objetivo do Telessaúde é o de qualificar, ampliar as resoluções e fortalecer a estratégia de Saúde da Família, a partir da oferta da “Segunda Opinião Formativa”, além de ações de educação permanente, por teleducação interativa, dirigidas aos diversos profissionais da área da saúde. O professor Chao explica que o programa tem duas vertentes: teleassistência + telediagnóstico e a qualificação profissional ou teleducação interativa.

Desde a assinatura do convênio, esta foi a quarta reunião entre os professores da UNISANTOS e o coordenador do Núcleo São Paulo. Das áreas da Saúde e da Comunicação, integram o Telessaúde UNISANTOS os professores M&ocirc,nica Lourenço das Neves (diretora do Centro de Ciências da Saúde), Paulo Ângelo Lorandi (Farmácia), Lourdes Conceição Martins (Mestrado em Saúde Coletiva), Luzana Mackevicius Bernardes (Enfermagem), Cezar Henrique de Azevedo (Nutrição), César Bargo Perez (Comunicação) e Paulo Roberto Bornsen Vibiam (Comunicação).