NASA – Estudante e egresso de Ciência da Computação irão criar soluções para grandes desafios na terra e no espaço

Gustavo da Silva Moraes
Patrick Albino de Lucca

Do curso de Ciência da Computação, o estudante Gustavo da Silva Moraes e o egresso Patrick Albino de Lucca irão contribuir com a NASA em busca de soluções para grandes desafios na terra e no espaço. Entre os dias 18 e 20 de outubro, eles participarão da Maratona Internacional de Programação “Nasa Space Apps Challenge”, em São Paulo.

O Hackathon, que terá duração de 48 horas, ocorre simultaneamente em mais de 200 cidades de diferentes países. Para participar, eles realizaram uma pré-inscrição com informações pessoais, sobre formação e utilização de redes sociais. A partir desses dados, foi realizada uma seleção, pois as vagas são limitadas.

No 6º semestre do curso, Gustavo Moraes tem experiências em eventos de programação e já acumula conquistas. No primeiro semestre deste ano, o estudante conquistou o 5º lugar no Hackathon dos Portos pela Brasil Terminal Portuário (BTP) e o 3º lugar na XII Maratona Santo Scuderi de Programação da UNISANTOS. Recentemente, foi um dos finalistas da Maratona Behind the Code da IBM.

Ansioso para a chegada do evento, o estudante diz que está conhecendo pessoas que irão participar, inclusive revendo colegas que conheceu em outros eventos, em busca de compartilhar conhecimento. Também está estudando sobre as competições anteriores. “Para minha preparação, estou vendo os desafios propostos e pensando nas possíveis soluções que conseguirei aplicar juntamente com as API’s que eles disponibilizaram.

Já o egresso do curso, Patrick Lucca, foi finalista da Olímpiada Brasileira de Informática (OBI) de 2015, e conquistou o tricampeonato da Maratona Santo Scuderi de Programação da Universidade em 2016, 2017 e 2018. Neste ano, ele ficou com o vice-campeonato deste mesmo torneio.

HACKTHON Organizada pela Incubadora da NASA, a Nasa Space Apps Challenge reúne participantes com diferentes habilidades e acontece todos os anos. O evento tem como intuito utilizar a criatividade dos participantes para resolver os problemas propostos e juntos criarem soluções que venham fazer a diferença.