Na categoria Universitário Inovador, estudantes concorrem ao Prêmio Neorama

nutrição - bete
Ellen, professora Elizabete e Dayane

Seis estudantes da UNISANTOS concorrem ao Prêmio NEORAMA 2017 – 5ª edição, na categoria Universitário Inovador, com três Trabalhos de Conclusão de Curso, voltados à Inovação Tecnológica. Promovido pela Fundação Parque Tecnológico de Santos, o prêmio busca estimular e promover a cultura inovadora e identificar jovens talentos. Nos últimos dias 26 e 27, todos os trabalhos selecionados ficaram expostos no Teatro Municipal Brás Cubas e foram avaliados por uma comissão julgadora. A data de anúncio do resultado ainda não definida pela comissão organizadora do evento.

Os trabalhos dos estudantes da  UNISANTOS que concorrem ao NEORAMA, são:

ambiental - bumba
Ellen Dondeo e Nathália Prudêncio

1- “Migração de Elementos Químicos de Embalagens Plásticas para Alimentos e Avaliação Toxicológica utilizando dois Modelos Biológicos”
Autores:  Ellen Petrato Loureiro,  Dayane da Silva Teixeira e Thais dos Santos Gonçalves – Curso de Nutrição
Orientadora: Professora doutora Elizabete Lourenço da Costa

*O objetivo do trabalho é verificar a migração de metais pesados de embalagens plásticas para o alimento, utilizando como modelo, simulantes preconizados pela ANVISA (água em pH neutro e em meio ácido).

2- “Sistema de Informações Geográficas (SIG) como Ferramenta de Apoio no Gerenciamento de Resíduos Sólidos Orgânicos do Porto de Santos”
Autor: Andreia Calafati – Curso de Engenharia Ambiental
Orientador: Prof. Me. Jhonnes Alberto Vaz

eng ambiental - jhones
Andreia Calafati e professor Jhonnes

*A Codesp é responsável pelo gerenciamento dos resíduos gerados no Porto e até o momento não existe ferramenta tecnológica capaz de agilizar o processo de gestão.  O projeto pretende verificar como a utilização do SIG, como ferramenta de apoio, pode auxiliar a tomada de decisões e otimizar os processos.

3- “Estudo da Biossorção do Corante Rosa de Bengala Utilizando Biomassa da Casca de Banana como Material Adsorvente: uma Alternativa Sustentável” Autores: Ellen da Silva Dondeo e Nathália Prudêncio Lima – Curso de Engenharia Ambiental
Orientador: Prof. Me. Marco Antônio Cismeiro Bumba

*O objetivo do trabalho é o estudo da viabilidade do tratamento dos efluentes hídricos, contendo o corante Rosa de Bengala pelo método de adsorção e utilizando biomassa de casca de banana como material biossorvente.