MUDANÇAS CLIMÁTICAS – Pesquisadores da UNISANTOS publicam artigo em edição da Cambridge University Press

Transnationalization of Climate Adaptation by Regional Governments and the Regions Adapt initiative”. Esse é o título do artigo escrito pelos pesquisadores da UNISANTOS, o professor doutor Fernando Cardozo Fernandes Rei e a professora doutora Mariangela Mendes Lomba Pinho, que foi publicado na seção Global Sustainability, da 10º edição da Cambridge University Press. O trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo da adaptação climática transnacional,  por meio de uma investigação da conectividade internacional sobre a adaptação climática entre os formuladores de políticas regionais.

A produção tem a parceria da professora doutora Joana Setzer, da London School of Economics and Political Science;  do professor doutor Ibon Galarraga; e da professora mestre Elisa Sainz de Murieta, ambos da Basque Centre for Climate Change (BC3), da Espanha. Os autores analisaram a iniciativa RegionsAdapt, que foi o primeiro compromisso global de promover e acompanhar o progresso da adaptação regional. Sugerem que a governança transnacional da adaptação não apenas ajuda a promover medidas de adaptação, mas também melhora o processo de acompanhamento e o progresso de tal ação, além de sua visibilidade e agregação.

Mariangela Mendes

DOCENTES – Doutora em Direito Ambiental Internacional e mestre em Gestão de Negócios, ambos pela UNISANTOS, a professora Mariangela Mendes Lomba Pinho integra os grupos dos projetos de pesquisa Paradiplomacia Ambiental no Regime Internacional das Mudanças Climáticas: Dinâmica da Governança e seus reflexos nos instrumentos jurídicos e econômicos internos e Direito Econômico Internacional e Meio Ambiente. Formada em Ciências Econômicas pela UNISANTOS, é pró-reitora administrativa da instituição.

Fernando Rei

Doutor em Direito Internacional,  em Direito do Estado/Direito Ambiental, e em Direitos Fundamentais, o professor Fernando Rei é docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito e dos cursos de Direito e Engenharia Ambiental da UNISANTOS. É membro do Conselho Editorial da Revista Interfacehs, da Revista de Direitos Difusos, e da Revista Brasileira de Bioenergia. Ocupa o cargo de Diretor-Científico da Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio Ambiente (SBDIMA) e também faz parte do Advisor Board da Regions4, antiga Network of Regional Governments for Sustainable Development (nrg4SD). Integra o grupo de pesquisa Paradiplomacia Ambiental no Regime Internacional das Mudanças Climáticas: Dinâmica da Governança e seus reflexos nos instrumentos jurídicos e econômicos internos.