MONU – UNISANTOS, Ministério das Relações Exteriores e Diretoria de Ensino Região Santos realizam a primeira simulação das Nações Unidas em uma escola estadual

Estudantes representaram 19 delegações de diferentes países
Preparação contou com estudos sobre o sistema internacional

A crise da Venezuela foi o tema central do Modelo das Nações Unidas (Monu) realizado, no último dia 5, na Escola Estadual Doutor Antônio Ablas Filho, em Santos. Fruto de uma parceria inédita entre a UNISANTOS, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e a Diretoria de Ensino Região Santos, o evento foi o primeiro em uma escola pública da Região Metropolitana da Baixada Santista.

A simulação de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU reuniu 39 estudantes, do 1º ao 3º ano do ensino médio, divididos em 19 delegações dos seguintes países: Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Colômbia, Coreia do Norte, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, México, Peru, Reino Unido, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Lucas Lopes da Cruz
Nesta primeira edição, 39 estudantes participaram

Durante um semestre, os estudantes participaram de estudos e dinâmicas sobre o sistema internacional e o funcionamento da ONU, bem como sobre as relações diplomáticas entre estados-membros, além de refletirem sobre a complexidade de temas de uma agenda internacional. Ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), o Monu é coordenado pelos professores doutores Daniel Rei Coronato e Natália Noschese Fingermann, do curso de Relações Internacionais, e a professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente, do curso de História. Também participam do projeto os estudantes do curso de Relações Internacionais, História, Jornalismo e Relações Públicas.

ESTUDANTES – Representando a delegação da França, o estudante Lucas Lopes da Cruz acredita que o Monu faz com que os participantes aprendam a defender seus valores e ideias, além de adquirir conteúdo sobre assuntos globais da atualidade. “Eu decidi participar do Monu porque eu sabia que era importante na minha formação, e também foi graças a ele que consegui deixar a minha timidez de lado e aprender a defender a minha opinião”, disse.

Júlia Maria Siqueira
Estudantes comemoraram e receberam certificado

A estudante Júlia Maria Sebastião Siqueira comentou que escolheu representar a delegação do Peru, por se tratar de um país latino e simpatizar pela sua postura diplomática. Ela disse que durante o Monu os participantes aprendem a argumentar e respeitar diferentes pontos de vista. “Participar da Simulação faz com que todos percebam os diferentes pontos de vista que existem e as formas corretas de argumentar com as pessoas”.

Para o estudante Marcus Vinicius Caruso Leite, o Monu ensina questões que serão importantes para o desenvolvimento. Representando a delegação da Arábia Saudita, ele ressaltou que durante as pesquisas e atividades o aluno acaba entendo a real situação de cada País. “Foi muito bom estar envolvido, pois aqui você aprende os conceitos da oratória e a tomada de decisão rápida”.

Embaixadora Irene Gala

AUTORIDADES – O Monu contou com a presença do consul honorário da Holanda em Santos, André Lettieri; o consul adjunto do Peru em São Paulo, Raúl Meneses Bendezú; e a subchefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP), a embaixadora Irene Vida Gala, idealizadora do projeto no Estado de São Paulo.

Mestre em Relações Internacionais, a embaixadora Irene Gala comentou sobre a importância dessa iniciativa na vida dos jovens e dos resultados obtidos pelo programa ao longo deste um ano de existência em outras regiões do Estado. “Esse Projeto é algo muito bonito porque ele abre uma oportunidade de vida. Além disso, a participação dos estudantes da Universidade como voluntários também é muito rica e enriquecedora”, finalizou.

Representando a UNISANTOS, participaram do evento a diretora do Ipeci, professora doutora Adriana Florentino de Souza; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, professora mestre Flávia Henriques; e o coordenador do curso de Relações Internacionais, o professor doutor Fabiano Lourenço de Menezes.