MONU- Estudantes do ensino médio das escolas conveniadas com a UNISANTOS se preparam para simulação de reunião da Organização das Nações Unidas

A Guerra Civil na Síria foi o tema do encontro

Conflito que dura anos e gera grandes debates em todo o mundo, a Guerra Civil da Síria é o tema que vem sendo discutido por mais de 60 estudantes das escolas de Ensino Médio conveniadas com a UNISANTOS que integram o Modelo das Nações Unidas (MONU). Realizado de maneira remota pela instituição por conta da pandemia da Covid-19, os alunos participam de encontros que têm o objetivo de proporcionar a vivência de uma simulação de discussões que ocorrem na ONU.

Orientados pelos professores doutores Daniel Rei Coronato e Natália Noschese Fingermann, e a professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente, no dia 26 de abril os estudantes conheceram um pouco mais sobre a Síria e todas as questões históricas que levaram aos conflitos que assombram o local. No segundo momento, eles realizaram um quiz virtual a respeito do tema. Até o dia 7 de junho, eles têm encontros semanais para a preparação da simulação da Assembleia da ONU que ocorre no dia 12 de junho.

Dinâmica incluiu um quiz sobre o tema

EXPERIÊNCIA – Acreditando que a atividade será essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, o estudante da ETEC Praia Grande, Victor Alves Gomes, comentou que o interesse pela geopolítica foi algo que influenciou na sua decisão em participar do MONU. Segundo o aluno, as dinâmicas têm ajudado muito na preparação do grupo para a simulação final. “Os encontros são desafiadores e ao mesmo tempo bem animadores. Graças a eles nós pesquisamos bastante e adquirimos mais conhecimento sobre as questões estudadas”.

Classificando o programa como algo incrível, Ranyeli Maria da Silva, do Colégio Passionista São Gabriel, disse que o MONU ajuda os estudantes a pensarem no futuro e ocupar a mente neste momento de pandemia. Tendo participado do Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS, ela ainda ressaltou que os encontros colaboram para que os estudantes escolham a sua profissão e ganhem conhecimentos. “Com o MONU eu ganho mais conhecimentos em oratória, experiência com debatesse, investigações sobre assuntos diversos e base para meus estudos e pesquisas futuras”.

Luiza Ferrauche
Victor Gomes
Ranyeli Silva

Com o propósito de refletir sobre questões globais, Luiza Ramos Ferrauche, do Colégio Universitas, acredita que o MONU irá transformá-la em uma pessoa mais crítica. Ela também destacou sobre as dinâmicas realizadas nos encontros e da oportunidade que a UNISANTOS proporciona aos jovens. “Eu fiquei muito feliz quando descobri que mesmo na pandemia a UNISANTOS promove essas atividades para os estudantes de ensino médio. Eu sou muito grata à Universidade por essa oportunidade”.

MONU– O Modelo das Nações Unidas (MONU) é um subprograma do Programa de Educação Científica para o Ensino Médio da UNISANTOS. Ele é desenvolvido pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), e pelo Laboratório de Relações Internacionais (LARI).