Mobilidade Acadêmica: Estudante da Universidade de Coimbra faz intercâmbio em Arquitetura e Urbanismo

João Peralta pretende fazer estágio no Brasil

“Foi a melhor experiência da minha vida”. É com essa frase que o estudante do último ano de Arquitetura, da Universidade de Coimbra, o português João Antônio da Silva Peralta, definiu a sua permanência na UNISANTOS, no segundo semestre. Esse intercâmbio foi possível por conta do Programa de Mobilidade Acadêmica que a Universidade mantém com dezenas de instituições de ensino em diferentes países.  O futuro arquiteto aprimorou os estudos para a sua dissertação de Mestrado e cursou as disciplinas de Estudos Sociais e Econômicos e Problemas do Homem Contemporâneo no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Impressionado com as instalações do Ateliê de Arquitetura e dos laboratórios que o Campus Boqueirão oferece, o estudante comentou a formação crítica e os aspectos sociais presentes no curso da UNISANTOS. “Achei incrível esse diálogo dos professores com os alunos e todo esse pensamento crítico e social que são bem trabalhados aqui. Além desses conteúdos, o Ateliê também é algo que causa uma grande interação entre os estudantes que sem dúvidas é muito importante”, concluiu.

Português destaca o pensamento crítico e social no curso de Arquitetura

ESTUDOS- Além de conhecer um pouco mais da cultura brasileira e vivenciar a didática em sala de aula, João Peralta foi orientado pelo professor doutor José Marques Carriço para os estudos que contribuirão para a sua dissertação.  Com o título “Outras formas de Arquitetura: O Design como Agente de Inclusão Social”, a pesquisa procura mostrar de que forma os fatores sociais, sejam eles econômicos ou coletivos, podem influenciar na arquitetura de um edifício.

Com o objetivo de voltar ao Brasil e trabalhar na área, o português fez questão de agradecer a UNISANTOS por toda atenção e carinho ao longo desses seis meses e ainda ressaltou que essa experiência ficará para sempre marcada na sua vida. “Só tenho que agradecer a instituição por todo carinho e suporte recebido, desde os funcionários, professores e alunos da Arquitetura até a Assessoria de Relações Institucionais. Tenho certeza que essa oportunidade de aprendizado que eu tive aqui será decisiva para o meu curso acadêmico e a levarei por toda a minha vida”, finalizou.