MEMÓRIA  – Instituto de Teologia promove a aula “100 anos de Dom David Picão” em celebração ao centenário de criação da Diocese de Santos

Palestrantes abordaram as ações de Dom David Picão à frente da Diocese de Santos

“100 anos de Dom David Picão”. Este foi o tema de uma aula ampliada da História da Igreja, promovida, no dia 27 de setembro, pelo Instituto de Teologia São José de Anchieta, da UNISANTOS. O evento foi inserido no contexto das celebrações do centenário de criação da Diocese de Santos, que acontece em julho de 2024. Quarto bispo diocesano (1966 -2000), Dom David teve um importante papel à frente da Diocese, principalmente durante o período da Ditadura Militar, além da sua contribuição para o reconhecimento da UNISANTOS, em 1986, tornando-se o primeiro chanceler.

Integraram a mesa, o professor mestre Gines Salas, que apresentou um recorte da sua pesquisa de Mestrado em História “Bispo, clero e ditadura militar em Santos: a visão da espionagem (1967-1979)”, e o padre Renan Mascarenhas, da Diocese de Santos, que apresentou uma panorâmica das principais contribuições de Dom David Picão no âmbito de sua ação pastoral. A coordenação do debate ficou sob a responsabilidade do padre Francisco Greco.

DOM DAVID – Entre a inúmeras ações à frente da Diocese de Santos, Dom David fez o lançamento d apedra fundamental do Centro de Formação para o Apostolado de Santos (CEFAS); fundou o Museu de Arte Sacra de Santos; e criou a Fundação Dom David, que concede bolsas de estudo para estudantes carentes.