MEIO AMBIENTE – Pesquisas sobre recursos hídricos e bioplástico são apresentadas no 3º Santos pelo Oceano

Diferentes projetos foram apresentados no evento no Aquário Municipal
À direita, professor Oleg e integrantes do projeto

Com a participação de estudantes e pesquisadores das áreas de Engenharia e Biologia, a UNISANTOS apresentou as suas mais recentes pesquisas e projetos na área ambiental durante o 3º Santos pelo Oceano, no dia 8 de junho, no entorno do Aquário Municipal de Santos. O evento que comemorou o Dia Mundial dos Oceanos foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e teve o objetivo de despertar a atenção para a conservação das praias e do meio ambiente marinho.

RECURSOS HÍDRICOS – Pesquisador do Laboratório de Geofísica Aplicada à Exploração de Petróleo, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) da UNISANTOS, o professor doutor Oleg Bokhonok, dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo, apresentou o projeto que vem sendo desenvolvido sobre a disponibilidade hídrica na Baixada Santista. Com a utilização da tecnologia Ground Penetrating Radar (GeoRadar) é possível captar dados geológicas da faixa de areia e em sítio controlado de geofísica forense para verificar a disponibilidade hídrica.

Emily cursa Engenharia Química

BIOPLÁSTICO – Estudante do 1° semestre do curso de Engenharia Química, Emily de Jesus Bezerra apresentou resultados da pesquisa que participa, que tem como objetivo o reaproveitamento de resíduos sólidos na produção de bioplásticos. Ela iniciou no projeto há mais de um ano, quando ainda era estudante do ensino médio e participava do Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio, desenvolvido em parceria com escolas da Região Metropolitana da Baixada Santista. O projeto é orientado pelo professor mestre Marco Antonio Bumba. Casca de coco e cabeça de camarão estão no foco do trabalho para evitar o descarte irregular no meio ambiente. Esses materiais transformados se deterioram em três meses enquanto o plástico comum pode demorar mais de 100 anos para se degradar.

A UNISANTOS também apresentou a produção científica por meio dos livros que têm o selo da Editora Universitária Leopoldianum.