MAP – II Mostra de Atividades de Pesquisa reúne 500 trabalhos científicos. Durante seis dias, mais de 2.200  estudantes apresentam os estudos desenvolvidos ao longo do ano

Estudantes de Psicologia investigam os efeitos nocivos dos cigarros eletrônicos

Com a participação de aproximadamente 2.200 estudantes de 20 cursos de graduação, a UNISANTOS realizou a II MAP – Mostra de Atividades de Pesquisa, entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Foram mais de 36 horas de sessões simultâneas, nos períodos da manhã e noite, durante os seis dias de realização do evento. Além das apresentações de 500 trabalhos científicos (projetos de iniciação à pesquisa, projetos interdisciplinares de pesquisa e projetos temáticos de pesquisa), ocorreram quatro comunicações científicas, dois painéis e oito palestras com pesquisadores.

Organizada pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas – Ipeci, a II MAP reuniu 1062 estudantes do 2º semestre, 785 do 4º semestre e 347 do 6º semestre, dos seguintes cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema, Direito, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Jornalismo, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.

Futuros publicitários comemoraram os primeiros resultados dos estudos

ESTUDANTES – O grupo formado pelos estudantes do 2º semestre do curso de Administração, Bianca dos Santos Pedroso e Sandy Aparecida das Neves Oliveiras, e do 2º semestre do curso de Ciências Contábeis, Bruno Valentim Santiago, disse que o trabalho foi desafiador e que conseguiu exercitar um olhar mais crítico sobre a pesquisa “Análise e projeção de ano futuro da companhia JBS”. O objetivo foi projetar o ano futuro com base nos cenários econômico e financeiro da empresa.

Do 2º semestre do curso de Psicologia, Giovanna Tupinambá Santos, Julia Lopes Bueno, Maria Eduarda Lima e Vinícius Feliciano Antunes Ferreira apresentaram o trabalho “O impacto causado no desenvolvimento mental do adolescente devido ao uso de cigarros eletrônicos”. A motivação pelo tema surgiu por conta da popularidade do cigarro eletrônico entre os jovens, com o objetivo de alertar sobre os riscos à saúde mental. O grupo comentou que é preciso haver um trabalho de conscientização nas escolas. “Foi uma pesquisa muito enriquecedora. O tema é bem diferente, então ganhamos muitas informações novas”, disse Giovanna Santos.

Estudantes de Ciências Econômicas foram nos impactos da inflação

POSICIONAMENTO DIGITAL – “O impacto do posicionamento digital no olhar do consumidor: um estudo de caso do supermercado Dia” foi título do trabalho apresentado pelos estudantes do 2º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Ana Beatriz Duarte, Danielle Vicente, Guilherme Nocetti, Nathalia Pompeo, Samara Milauski e Tathiana de Souza. O trabalho foi o estudo sobre o posicionamento digital e compará-lo com as formas de comunicação nas unidades físicas dos supermercados Dia. Eles constataram que a marca tem avançado na criatividade das embalagens, mas que isso só é constatado nas lojas físicas, uma vez que o digital não se vale desse material para divulgar nas redes sociais. “Ficamos muito felizes com o estudo. O grupo foi realmente parceiro e pudemos produzir algo muito bom”, disse Tathiana Souza.

A inflação e os seu impacto no bolso do consumidor foi a motivação para a pesquisa “As óticas macro e microeconômica da inflação brasileira”, dos estudantes do 4º semestre do curso de Ciências Econômicas, Gustavo Jordão Cavalheiro Rigo e Pedro Otoni Russo. Eles explicaram alguns fatores que influenciam para o aumento da inflação, como os impactos do preço do petróleo. Com a pesquisa iniciada no ano passado e por já ter participado da MAP, os estudantes comentaram que houve uma familiaridade para o desenvolvimento da pesquisa, principalmente na coleta de dados.

Estudantes de Psicologia investigam a inclusão no ensino fundamental

INCLUSÃO – “Inclusão de estudantes com dificuldades comportamentais e de aprendizagem (Transtorno do Espectro Autista e Deficiência e Deficiência Intelectual) do ensino fundamental no Brasil” foi o título do trabalho das estudantes do 6º semestre do curso de Psicologia, Bianca Ferreira, Carla Rocha Garcia Silva, Mariana Barbosa Amado Venâncio, Mayara dos Santos Cruz, Vanessa Rodrigues Miranda e Vitória do Carmo Pereira.

A ética no jornalismo digital é o tema dos estudantes de Jornalismo

Segundo Bianca Ferreira, o grupo superou os desafios e venceu a ansiedade durante a apresentação. Após apresentar a metodologia e a análise realizada por meio da revisão bibliográfica, o grupo ficou surpreso com o desempenho.

Do 4º semestre do curso de Jornalismo, Maria Eduarda Bicho, Leonardo Brasileiro Costa, Eduardo Enrique Isiara Pimentel, Giovanna Rodrigues Amparo e  Luany Anthero Louzada apresentaram a pesquisa “A Ética no Jornalismo Digital: limites entre a notícia e o sensacionalismo”. A análise teve como foco as polêmicas que envolvem o colunista de celebridades, Léo Dias, que culminaram inúmeros processos e viralizaram nas redes sociais.