MAP – I Mostra de Atividades de Pesquisa dos Cursos de Graduação reúne mais de 1 mil estudantes e 250 trabalhos desenvolvidos ao longo de 2022. Foram 20 horas de exposições

Estudantes de Arquitetura durante a primeira exposição pública da pesquisa

Com a participação de mais de 1 mil estudantes, foram apresentadas 250 pesquisas produzidas ao longo de 2022, durante a I Mostra de Atividades de Pesquisa dos Cursos de Graduação (MAP – UNISANTOS), nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Durante 20 horas de exposições simultâneas, a comunidade acadêmica pode conhecer e compartilhar os projetos de iniciação à pesquisa e os projetos interdisciplinares de pesquisa.

 

Os trabalhos foram apresentados a bancas de especialistas que analisaram a pertinência e a metodologia aplicada. Eles são fruto do componente “Atividade Curricular de Pesquisa”, que promove e incentiva a produção científica desde o início do curso.

 

Apresentação destacou os projetos estudados

ARQUITETURA – Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabriela Ferreira Santos, Luise Brenneken Duarte Passarelli e Maria Beatriz dos Santos Costa Fernandes apresentaram a pesquisa comparativa “Análise e simulação laboratorial do elemento estrutural: comparativo dos sistemas em concreto armado e aço”. Elas fizeram a análise projetual do “Parque Novo Santo Amaro V”, em São Paulo, para o estudo do concreto armado, e da “Casa Firjan”, no Rio de Janeiro, para estudarem as estruturas metálicas.

 

O objetivo foi estudar, analisar e comparar os dois projetos arquitetônicos correlacionados com os componentes curriculares de “Projeto de Arquitetura”. Para o estudo foram realizados cálculos de espessura das lajes, vigas e pilares. Com foco na resistência em relação à tração e à compressão presente nas duas estruturas, o estudo chegou ao resultado de que a estrutura metálica (aço) é mais resistente se comparada ao concreto, além de utilizar menos material, tornando-a mais leve.

 

Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

ÉTICA – Como o sensacionalismo se apoia no dever do código de ética jornalístico de divulgar os fatos e informações de interesse público em busca de transformar a informação em um espetáculo mediático? Essa foi a questão-problema que motivou a pesquisa “Caso Eloá Pimentel por Sônia Abrão: quando a cobertura sensacionalista assume um papel jornalístico perante a sociedade”, das estudantes de Jornalismo Isabely Soloviofe Leberado e Mariana de Pinho Oliveira, e a estudante de Publicidade e Propaganda, Heloisa Perdigão de Sena.

 

Com o objetivo de analisar a cobertura ao vivo conduzida pela apresentadora Sonia Abrão, no Programa “A Tarde é Sua”, na Rede TV, durante o sequestro de Eloá Pimentel, em 2008, as estudantes analisaram as relações entre o sensacionalismo e o jornalismo. Algumas emissoras foram criticadas pelas autoridades policiais por conta de informações divulgadas que poderiam interferir na negociação, mas no caso de Sonia Abrão a situação foi mais crítica. Ela entrevistou ao vivo o sequestrador e a vítima, o que pode ter atrapalhado ainda mais as negociações.

 

Elas concluíram, com base em autores da comunicação e filosofia, que o programa foi um exemplo de que a audiência “vale” mais do que a ética jornalística. O sequestro foi transformado em enredo de novela, com apelo emocional, desprezando o perigo real que a vítima estava vivendo e a própria negociação que estava sendo realizada pela polícia. Após mais de 100 horas de cárcere, a vítima foi baleada e faleceu.

 

Mudança no rótulo dos alimentos inspirou projeto de Nutrição

NUTRIÇÃO – A inquietação em relação à leitura e orientação correta dos rótulos dos alimentos, às mudanças que ocorreram na rotulagem no mês de outubro passado e à legibilidade da tabela de informação nutricional motivou a pesquisa das estudantes de Nutrição, Bianca Haguiô da Silva Salvado, Camila Monte Andrade, Elisângela Madureira Delmonico e Milena Moretti Nader. “Leitura de rótulos e alterações de rotulagem” é o título do trabalho que teve o objetivo apresentar as novas normas para o consumidor, de forma clara, para que seja fácil ler um rótulo e, então, auxiliá-lo a fazer escolhas alimentares mais conscientes.

 

O trabalho de pesquisa resultou na criação de folder com orientações para o consumidor, alertando sobre as mudanças nos hábitos alimentares, com foco na leitura e compreensão do rótulo. Entre os destaques, o informe sobre a nova rotulagem frontal, que esclarece sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde. Como o auxílio da imagem da lupa, é possível identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

 

SAÚDE DO IDOSO – Analisar a qualidade de vida, saúde e aspectos sociobiodemográficos, estratificado por idoso ativo e não ativo, dos moradores da Região Metropolitana da Baixada Santista. Este foi o objetivo da pesquisa desenvolvida pelos estudantes de Enfermagem, Ana Beatriz Santos de Andrade, Daniel Lucas Bettega Ferreira, Jullya Nascimento Moita Mendes, Mariana Xavier dos Santos e Sophia Querino Pedroso.

 

Estudo mostrou que a percepção sobre o envelhecimento tem mudado

A pesquisa foi realizada com 43 idosos (16 homens e 27 mulheres) por meio de questionário e com base em um estudo transversal. Capacidade funcional, aspectos físicos, dor, vitalidade, entre outros foram verificados com os entrevistados, que foram divididos em dois grupos: ativos e não ativos.

 

O estudo mostrou que a percepção sobre o envelhecimento tem mudado nos últimos tempos e que as atividades físicas, por exemplo, contribuem para evitar diversas patologias, permitindo que o processo de envelhecimento ocorra com vitalidade, além de prolongar a vida. Também apontou que o sedentarismo, ligado a um estilo de vida inadequado, como o tabagismo, a má alimentação e a postura incorreta, pode resultar em aspectos limitantes à atividade física. O estudo concluiu que o esporte na vida do idoso é um fator direto para que o seu processo de envelhecimento acompanhe um estilo de vida saudável e ativo.

 

GASTRONOMIA – Com o desafio de preparar um prato típico do Brasil, mas com ingredientes baseados nos hábitos alimentares dos moradores de São Vicente, os estudantes de Gastronomia partiram para a pesquisa e posteriormente colocaram em prática o resultado do estudo. O projeto foi fruto de uma ação interdisciplinar que envolveu os componentes curriculares “Cozinha Brasileira e Planejamento de Cardápios”, “Panificação”, “Prática de Cozinha Quente” e “Técnica Dietética”.

 

As criações foram as seguintes: “Risoto do mar”, de Emilly Maria dos Santos, Juliana Bello Alves e Juliana de Sá Jorge Brito; “Do Peabirú aos Mares do Sul”, de Vanessa Silva Sousa, Simone de Araújo Bezerra, João Pedro Andrade e Cesar Barbieri; “Peixe Rolê Vicentino”, de Aurea Cavalcanti de Souza, Jéssica Borges M. Menezes, Laís Emília Lopes Santos e Mateus Takumi Nakamura; “Arroz Vicentino”, de Leonardo Moreira Ventura de Lima, Lívia Diniz Paterle Thomaz, Miguel Farias Costa de Oliveira e Rafaela Fonseca Bortkevitch; “Paranã”, de Caroline Gama da Silva, Helena Leal Schneider, Luana dos Santos Simões e Marcela Nascimento Gallot; “Mareterrare”, de Karina Sugui, Lívia Guazzelli de Siqueira Ferreira, Maria Victória Silva Matos, Olympia Kibar e Sabrina Oliveira de Souza; “Terra e Mar”, de Camila Nascimento Cossu, Fábio Santana de Freitas, João Guilherme Lima Santos e Lucas Silva Dias; e “Delícia Vicentina”, de Angela Maria Soares e Thayná Cristina dos Santos.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!