Mais 29 estudantes fazem intercâmbio em países da Europa e América Latina

mobilidade-academica
Grupo participou de workshop preparatório para a viagem

Mais 29 estudantes preparam as malas para participar do Programa e Mobilidade Acadêmica da UNISANTOS. Dos cursos de ARQUITETURA E URBANISMO, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, DIREITO, JORNALISMO, NUTRIÇÃO e PSICOLOGIA, eles irão compartilhar experiências, intensificar os estudos e vivenciar novas culturas em universidades de países, como Argentina, Espanha, Portugal e México. Ontem (27), eles participaram do Workshop de Mobilidade para esclarecer dúvidas sobre questões de saúde, moradia, transporte e câmbio monetário.

Durante seis meses, os estudantes selecionados vão cursar disciplinas nas suas áreas de estudo, sendo que posteriormente elas serão validadas, de acordo com a equivalência curricular. As instituições escolhidas, nesta edição, foram: em Portugal, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Lusíada de Lisboa e a Universidade do Porto. Na Espanha, a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade de Cádiz e a Universidade da Coruña. No México, a Universidad LaSalle. E na Argentina, a Universidad de Córdoba.

mobilidade-academica3
Gabriela Paniago e Mariana Alves

EXPECTATIVA – Mariana Alves Guida Monteiro está no 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo e sempre sonhou em realizar um intercâmbio.  A oportunidade chegou agora na Universidade e ela irá vivenciar esse novo momento na Universidade Lusíada de Lisboa, em Portugal. “A expectativa é muito grande. É mais do que realizar um curso, é viver uma experiência nova”, disse a estudante que pretende conquistar mais autonomia e amadurecer.

Formada em Jornalismo pela UNISANTOS e agora estudante do 2º semestre de Direito, contemplada com a Bolsa Retorno, Gabriela Elias Paniago optou pela Universidade de Cádiz, na Espanha. O clima da região aonde estará nos próximos seis meses e a familiaridade com a língua espanhola foram decisivos na sua escolha. Ansiosa pela viagem, ela contou que a experiência irá contribuir para sua vida pessoal e profissional. “Acredito que depois do intercâmbio vou estar mais madura e com mais bagagem cultural”.

O Workshop de Mobilidade Acadêmica é realizado pela Assessoria de Relações Institucionais, responsável pelos convênios, sob a coordenação do professor doutor Cesar Bargo Perez.