LUTO – Morre o arquiteto Ruy Ohtake, um dos fundadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, docente durante 25 anos e Professor Emérito

Ruy Ohtake, em 2007, recebeu o título de Professor Emérito

Faleceu neste sábado (27), um dos fundadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, o arquiteto Massashi Ruy Ohtake. Vítima de um câncer de medula, foi docente na UNISANTOS durante 25 anos (1970-1995), e recebeu, em 2007, o título de Professor Emérito, uma homenagem por toda a contribuição ao ensino da arquitetura.

Referência na arquitetura nacional, com mais de 300 projetos no País, e reconhecido internacionalmente, era o filho mais velho da artista Tomie Ohtake, idealizadora do monumento do Emissário Submarino de Santos, que marcou, em 2008, os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Ruy Ohtake deixou a sua marca na capital paulista. Alguns exemplos são o Hotel Unique e o Renaissance, o Instituto Tomie Ohtake e o Edifício Santa Catarina.

Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, o professor mestre Ricardo Augusto de Mello Granata lamentou a morte do arquiteto em nome de todo o colegiado. “Lamentamos profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista, e professor emérito, Ruy Ohtake, que deixa em nossa memória e expresso em sua obra todo o feito pela história da arquitetura. Agradecemos toda a sua contribuição ao País e à história de nossa escola. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos”.

Aluno de Ruy Ohtake na UNISANTOS, no início dos anos 80,  o professor doutor Cesar Bargo Perez lamentou a morte do arquiteto e ressaltou que ele faz parte de um momento “em que se dava a descoberta das possibilidades de uma arquitetura com perfil humanista, pressionada por crises financeiras e sociais, mas ancorada no legado de uma arquitetura moderna contemporânea alinhada à curiosidade investigativa de materiais e formas, que caracterizaria a obra e a  influência do arquiteto. Ruy foi sempre uma pessoa equilibrada em suas posições e gentil e generosa no compartilhamento de seus ensinamentos e ideias”.