LUTO – Faleceu a professora doutora Maria Izabel Calil Stamato, especialista em políticas públicas para a infância e adolescência, docente da UNISANTOS durante 32 anos

Izabel Calil, em 2017, durante a instalação do curso de Mestrado em Psicologia

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (10), a professora doutora Maria Izabel Calil Stamato. O velório será realizado a partir das 16 horas na Memorial Necrópole Ecumênica (Avenida doutor Nilo Peçanha, 50) e a cerimônia de cremação acontece amanhã (11), às 9 horas.  Docente da UNISANTOS durante 32 anos, era especialista em políticas públicas para a infância e adolescência, mestre e doutora em Psicologia. Desde 1983, atuava com crianças e adolescentes em situação de risco.

 

Na UNISANTOS foi coordenadora do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas. Coordenou trabalhos de extensão voltados para comunidades carentes com estagiários de Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Direito e Geografia. Consultora e assessora de organização governamentais e não governamentais, conselhos de direitos e tutelares, foi fundadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Santos.

 

PESQUISADORA – Como pesquisadora, coordenou a pesquisa “Violência e prostituição entre crianças e adolescentes no município de Santos”, realizada em 1993, numa parceria entre a UNISANTOS, o UNICEF e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Entre 1993 e 1996, integrante do corpo de pesquisadores do Instituto de Estudos Especiais da PUC/SP, coordenou e participou de inúmeras pesquisas sobre programas exemplares de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco.

 

De 1996 e 1999, coordenou o projeto “Educação para Saúde”, desenvolvido pelo Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua e Médicos del Mundo-Espanha, na Baixada Santista. Foi autora de livros, capítulos de livros, artigos científicos. Orientou dezenas de trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica e dissertações. Participou de dezenas de bancas de trabalhos de conclusão de curso.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!