LUTO – Faleceu a professora doutora Benalva da Silva Vitório, pesquisadora da área da comunicação

Professora Benalva Vitório

Pesquisadora da UNISANTOS, faleceu hoje a professora doutora Benalva da Silva Vitório. Doutora em Ciências da Comunicação, foi coordenadora do curso de extensão para a Terceira Idade da UNISANTOS e investigadora colaboradora do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, da Universidade Católica Portuguesa. Autora de livros, capítulos de livros e dezenas de artigos científicos, foi líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania pela UNISANTOS. O velório acontece nesta terça-feira (6), a partir das 9 horas, na Memorial Necrópole Ecumênica. A cerimônia de cremação será às 14 horas.

Graduada em Jornalismo pela UNISANTOS, a professora Benalva é pós doutora pelo Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos de Migrações e das Relações Interculturais da Universidade de Lisboa. Foi docente na UNISANTOS nos cursos de Jornalismo, Relações Internacionais, Enfermagem e Nutrição. Atuava como pesquisadora nas seguintes linhas de pesquisa: discurso da mídia, imigração e mídia, jornalismo comunitário, comunicação e cidadania, e comunicação e educação.

INTERNACIONAL – Como bolsista do governo português, desenvolveu o projeto “A imagem do Brasil na imprensa portuguesa”. Atuou como jornalista correspondente, na cidade do Rio de Janeiro, do semanário “Expresso de Lisboa”. Foi membro do conselho de redação do anuário internacional de comunicação lusófona, na Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, em Portugal, e membro do conselho de redação e coordenação de seminários temáticos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Entre os prêmios recebidos, estão: Honra ao Mérito da Cátedra UNESCO, Mérito Profissional do Rotary Club de São Vicente, Homenagem Cidadã da Prefeitura de Praia Grande, Menção Honrosa em Jornalismo pela Intercom, Homenagem por produção acadêmica da Câmara Municipal de Santos e Medalha Dom Idílio José Soares pela Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da UNISANTOS e do Liceu Santista.

Foi autora de livros, como: Imigrantes brasileiros e a crise em Portugal e Imigração brasileira em Portugal: identidade e perspectivas, como o selo da editora universitária Leopoldianum, da UNISANTOS.