Livro sobre a presença feminina no Rádio será lançado durante o Intercom

A obra ““De Passagem Pelos Nossos Estúdios – A Presença Feminina no Início do Rádio no Rio de Janeiro e São Paulo, 1923 – 1943”, de autoria da professora mestre Tereza Cristina Tesser, será lançada no próximo dia 5, durante o Publicom – Encontro com autores/editores de publicações recentes sobre comunicação, no XXXIII Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece na Universidade Caxias do Sul, entre 2 e 6 de setembro.

 

O Publicom é o espaço destinado para o lançamento de novas publicações, de autoria de sócios e participantes inscritos no congresso anual da Intecom. As obras serão incluídas no catálogo Autores do Intercom – 2010.  

 

O resgate histórico de um período em que muitas mulheres enfrentaram desafios e se destacaram profissionalmente pode ser conferido na obra “De Passagem Pelos Nossos Estúdios – A Presença Feminina no Início do Rádio no Rio de Janeiro e São Paulo, 1923 – 1943”. De autoria da professora mestre Tereza Cristina Tesser e selo da Editora Universitária Leopoldianum da UniSantos, está à venda pelo site www.unisantos.br/edul ou na Livraria Martins Fontes (Avenida Ana Costa, 530), no Gonzaga, em Santos. 

 

Fruto de sua dissertação de Mestrado, defendida em 1995 na USP, o trabalho é um retrato de um período em que uma parcela feminina foge dos padrões da época e atua como cantora, radioatriz e locutora. “Elas comandavam programas, falavam de suas dificuldades com seriedade, conheciam o papel que desempenhavam na vida de suas ouvintes”, destaca Tereza Cristina.    

 

De Passagem Pelos Nossos Estúdios é um retrato de um período importante da história. “É uma meticulosa reconstituição da trajetória de várias mulheres no rádio das duas principais cidades do país. Valoriza o feminino em seu contexto de época. Não o torna épico, porque, de fato, não o era. Reconstrói, no entanto, trajetos”, destaca no prefácio o coordenador do grupo de pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Luiz Artur Ferraretto.

 

A obra foi lançada no dia 21 de agosto, no Teatro Coliseu, em Santos.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!