Ligas acadêmicas do curso de Enfermagem promovem ações educativas e de assistência

lig do idoso
Estudantes no Lar Vicentino durante a ação
liga de enfermagem
Estudantes que integram a Liga da Tuberculose

A Liga Acadêmica de Controle de Tuberculose e a Liga Acadêmica em Saúde dos Idosos, formadas por estudantes e docentes do curso de Enfermagem, realizaram atividades no mês de setembro. Diferenciais para a formação dos futuros enfermeiros, as entidades promoveram ações educativas e de assistência à saúde, em Santos e São Vicente.

Sob a supervisão da professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes, os estudantes do 4º semestre de Enfermagem que integram a Liga da Tuberculose participaram, nos dias 20 e 21, de atividade de educação em saúde e busca ativa de sintomas respiratórios, em parceria com a Coordenadoria de Doenças Infecciosas da Secretaria Municipal de Saúde de Santos. A atividade aconteceu durante ação do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE-Adulto), em Santos. Foram abordados aproximadamente 150 pacientes e feitas 80 coletas de amostras para a realização do exame de identificação da Tuberculose.

A Liga de Saúde do Idoso, sob a supervisão da professora Márcia Fernandes Melzer promoveu ação educativa no dia 20, no Lar Vicentino, por meio de vivências com os idosos. Eles se uniram em uma campanha social de arrecadação de materiais de higiene pessoal e alimentos não perecíveis para a instituição. Estiveram com os idosos na ação os estudantes Brenda Soares dos Santos, Larissa de Carvalho Espinosa, Thiago Carvalho Toledo Vicentino, Veronica Sannamed Lopes Pestana e Vitória Lopes Naves.