Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose da UNISANTOS realiza busca ativa em empresa de Santos

Estudantes e a professora Luzana durante busca ativa

Com o objetivo de detectar precocemente casos de Tuberculose, estudantes do curso de Enfermagem que integram a Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose da UNISANTOS, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Santos, realizou, no dia 29 de agosto, busca ativa na sede da empresa OGMO, em Santos.

No total, foram coletadas 150 amostras de escarro, que foram encaminhadas ao laboratório municipal, aonde são feitos os exames de baciloscopia, que é o método adotado para o diagnóstico da doença. Os estudantes foram orientados pela professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes.

A LIGA – Responsável por realizar atividades de Educação em Saúde e de busca ativa de sintomáticos respiratórios em Unidades de Saúde e Comunidades, a Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose também promove ações de coleta de escarro, que contribuem para um diagnóstico precoce da doença.