REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL – UNISANTOS prepara estudantes para exercerem a liderança em sala de aula

Professor Wagner Tedesco fez a palestra sobre liderança

Ser imparcial e generoso, não se sentir superior ao outro, ter resiliência e saber ouvir. Estas  foram algumas das características que os estudantes destacaram como importantes para exercício da liderança de classe, durante o Encontro de Representantes de Classe, realizado no sábado (9). O evento foi marcado pela participação dos jovens que foram escolhidos, recentemente, pelas turmas para representá-los. Eles buscaram por informações e tiraram dúvidas sobre muitos diferencias oferecidos pela UNISANTOS, como o Programa de Mobilidade Acadêmica, o Centro de Línguas, o restaurante-escola Estação Bistrô, além de refletirem sobre as qualidades para o exercício pleno da liderança.

 

Especialista em psicologia organizacional, o psicólogo, consultor e docente da UNISANTOS, o professor Wagner José Tedesco, fez uma palestra sobre liderança. Inicialmente, ele falou sobre a diferença entre os termos “chefe” e “líder”, esclarecendo que o chefe, muitas vezes, impõe pelo medo, e que o líder é aquele que mobiliza a equipe para atingir os objetivos. E essa postura do líder para o trabalho em equipe ocorre quando há: motivação, inspiração, sensibilização e comunicação.

 

Professora Maria Tereza Lozano coordenou uma série de alongamentos
Professoras Mariângela Pinho e Rosangela Campanhã durante as boas-vindas

O professor Tedesco também lembrou da importância da automotivação e listou as atitudes comportamentais dos “vencedores”, que contemplam: as ações representam um desafio para o crescimento; sentir-se responsável pelo seu destino; autenticidade e espontaneidade; interesse pelo outro; utilização do potencial físico e mental; esperar sempre o melhor; e aceitar a si mesmo e aos demais.

 

EXPERIÊNCIA ÚNICA – A estudante Nicole Signorelli Figueiredo, do 1º semestre do curso de Publicidade e Propaganda (manhã), disse que foi uma experiência única, pois o evento mostrou a importância do papel do líder de classe e motiva ainda mais para atuar. “Me preparou para um novo olhar sobre o meu papel”, destacou.

 

Isadora Moreira
Mariana Oliveira

Representante de classe desde 2019, Isadora Costa Moreira, do 7º semestre do curso de Direito, disse que o encontro contribui para estreitar os vínculos com a instituição e com os demais líderes, o que facilita para a troca de experiências. “Agora que voltamos (ensino presencial) é muito importante que todos estejam alinhados no mesmo caminho”.

 

Para Mariana de Pinho Oliveira, do 1º semestre do curso de Jornalismo (manhã), a experiência foi muito importante. “A ideia que eu tinha de representante era da escola (ensinos fundamental e médio). Aqui eu percebo mais a seriedade, pois é um trabalho. Essa inciativa do encontro é muito legal porque acaba ganhando mais experiência. É algo que vou levar para a vida”.

 

Guilherme Nascimento
Nicole Figueiredo

Guilherme Nascimento de Jesus, do 7º semestre do curso de Engenharia de Produção, contou que o encontro contribui muito para formação profissional e para o crescimento pessoal. “Valeu muito a pena ter participado”.

 

BOAS-VINDAS – Pró-reitora administrativa, a professora doutora Mariangela Mendes Lomba Pinho fez a abertura do Encontro e destacou a importância dos representantes de classe e o cuidado da instituição para contribuir com uma formação plena para a vida profissional e o crescimento pessoal.   Pró-reitora de graduação, a professora doutora Rosangela Ballego Campanhã deu as boas-vindas aos estudantes e explicou sobre o trabalho realizado pelo Departamento de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social (DPS). Gerente de Marketing da instituição, a professora mestre Isabela Wippich Jorge falou sobre os diferenciais da UNISANTOS.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!